WEBINÁRIO SOBRE CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM SHOPPING CENTER PROMOVE REFLEXÃO DIANTE DAS MUDANÇAS PRÁTICAS EXIGIDAS PELA PANDEMIA

Home > WEBINÁRIO SOBRE CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM SHOPPING CENTER PROMOVE REFLEXÃO DIANTE DAS MUDANÇAS PRÁTICAS EXIGIDAS PELA PANDEMIA Voltar

WEBINÁRIO SOBRE CONTRATOS DE LOCAÇÃO EM SHOPPING CENTER PROMOVE REFLEXÃO DIANTE DAS MUDANÇAS PRÁTICAS EXIGIDAS PELA PANDEMIA

É um fato, em todo o mundo, que a pandemia da Covid-19 exigiu mudanças em diversos segmentos da sociedade, dentre eles estão os contratos. Diante da necessidade de debater o tema e promover a análise do assunto e das transformações práticas exigidas pelo momento pandêmico, aconteceu, no final da tarde dessa quinta-feira (17), o Webinário “Impactos da Pandemia nos Contratos de Locação em Shopping Center”.

Assista ao Webnário na íntegra

Promovido pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Judiciário baiano, o evento teve o objetivo de promover a reflexão sobre o cenário atual, no que se refere à revisão de normas contratuais de locação de imóveis, sobretudo em shoppings centers. A realização do webinário ocorreu em parceria com a Academia de Letras Jurídicas da Bahia, o Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador).

O primeiro palestrante da tarde foi o Juiz Pablo Stolze, que é mestre em Direito Civil, professor e autor de diversas obras jurídicas. “A pandemia não alcançou apenas o locatário, mas também o locador. Porém o impacto na vida do lojista é algo que exige um cuidado da parte dos juristas brasileiros”, destacou em sua explanação. O magistrado ainda relatou que é real o risco de aniquilação do empreendimento.

“Mais de 135 mil lojas no país foram fechadas durante a pandemia”, alertou, em sua exposição, o Assessor Jurídico Chefe da CDL Salvador, o Advogado Sérgio Schlang, que é professor de Direito do Consumidor, escritor, vice-presidente do IAB e membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Ele frisou que a primeira opção dos lojistas deve ser a tentativa de um acordo com o locador.

Além disso, Schlang ratificou o tema do primeiro palestrante ao discorrer sobre “os reajustes das locações comerciais, sobretudo nos shoppings centers em época da pandemia”, e apresentou decisões, na prática ,para contribuir em sua exposição.

Alberto da Rocha Nunes, empresário baiano, presidente da CDL Salvador desde 2016 e considerado um dos 50 empresários mais influentes do Brasil do setor calçadista em 2015, foi debatedor do evento e, durante sua participação, apresentou algumas das dificuldades enfrentadas pelos lojistas: fechamento de lojas por queda de vendas e retração na economia e no comércio varejista.

O webinário contou, também, com a participação do Desembargador João Augusto A. de Oliveira Pinto, a quem coube a presidência do evento e a mediação dos debates. “A situação do mundo é terrível. Esta é a peste do século 21 (pandemia da Covid-19). É o momento de se fazer alguns ajustes necessários”, ressaltou o Magistrado.

Além de esclarecer questões relevantes, a realização do evento fomentou o diálogo com a sociedade, reforçando o compromisso da Unicorp, que é dirigida pelo Desembargador Nilson Castelo Branco, em oferecer ações educativas plurais, transversais e democráticas, na linha de orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade.

Fonte: Ascom