VERSÃO FINAL DO PROJETO BÁSICO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA UNICORP É APRESENTADA DURANTE REUNIÃO

Home > VERSÃO FINAL DO PROJETO BÁSICO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA UNICORP É APRESENTADA DURANTE REUNIÃO Voltar

VERSÃO FINAL DO PROJETO BÁSICO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA UNICORP É APRESENTADA DURANTE REUNIÃO

Mais um passo foi dado para a concretização da “Universidade dos sonhos”. Na tarde dessa quarta-feira (19), a Diretoria de Engenharia e Arquitetura e a Coordenação de Projetos apresentaram a versão final do projeto básico das novas instalações da Universidade Corporativa (Unicorp), que passará a funcionar no terraço do Edifício Advogado Pedro Milton de Brito – Anexo II do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O projeto, fundamentado nas diretrizes da economicidade e funcionalidade, foi aprovado pelo Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp. Presente à reunião, a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental do Judiciário baiano, avaliou positivamente a proposta, afirmando que, a princípio, atende os requisitos de sustentabilidade.

A Desembargadora Maria de Fátima afirma: “[…] me sinto prestigiada com esse evento porque vejo que vocês estão imbuídos dos melhores propósitos, eu também venho acompanhando o trabalho da Unicorp, desde que Dra. Rita se encontra lá, e ficava incomodada da Unicorp ser tão longe da gente, porque muitas vezes não dava tempo de chegar ao Bomfim, era distante para mim. Aqui, vai ser ótimo porque a todo instante dá para dar um pulinho lá, nem que não fique durante o tempo todo, mas ficou bem próximo. Então, assim, vocês estão todos de parabéns e escolheram o melhor, porque este prédio foi construído da melhor forma possível. […] ao Desembargador Nilson, sempre à frente do seu tempo, eu quero além de agradecer a oportunidade do aprendizado de estar com vocês, queria dizer que me sinto muito prestigiada em estar aqui nesta data comemorando a transferência da Unicorp do Bomfim para o prédio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Vai ser uma Universidade moderna, uma universidade que vai juntar o útil ao agradável, porque todos os servidores daqui do tribunal  da região do imbui e do prédio criminal vão ter um acesso mais fácil à Universidade”.

Sobre o prédio escolhido para as novas instalações da UNICORP, afirmou a Desembargadora: “[…] foi construído totalmente com padrões sustentáveis. Neste prédio, temos descargas adaptadas, torneiras com vazão diminuída de água, temos materiais um pouco mais caros, mas também observamos  padrões de sustentabilidade. Então vocês já vão instalar a Universidade num prédio totalmente sustentável”.

Traduzindo a gestão democrática e participativa do Desembargador Lourival Almeida Trindade, que inclui a oitiva prévia dos setores do Tribunal, agora, essa versão final do projeto básico será avaliada também pelos demais componentes do Núcleo Socioambiental.

Além dos Desembargadores, participaram do encontro, a Coordenadora-Geral da Unicorp, Juíza Rita Ramos; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia; o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento; o Diretor de Engenharia e Arquitetura, Wilian Coutinho; o Coordenador de Projetos, Bruno Bellas; a Secretária-Geral da Unicorp, Tuany Andrade; e a Assessora da Unicorp Viviane Chaves.

Mudança de sede – A solicitação de transferência da sede da Unicorp, hoje situada no bairro Monte Serrat, para o Anexo II do Tribunal de Justiça, no CAB, ocorreu, formalmente, com a entrega de um documento ao Desembargador Presidente Lourival Trindade, no mês de junho.

O documento, entregue pelo Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco, foi baseado na economicidade e eficiência, levando em consideração os baixos custos com a mudança da sede para o CAB e os ganhos obtidos depois de uma análise e pesquisa realizada ao longo de três anos de atividade. Conforme proposto, a ideia é utilizar a infraestrutura do Poder Judiciário com segurança, vigilância 24 horas, energia solar, reaproveitamento de água de chuva e um moderno sistema de tecnologia e informatização.

A relação entre os custos levantados e os benefícios advindos somente com a mudança da localização foram abordados em um estudo minucioso e detalhado das vantagens comparativas e competitivas para o novo empreendimento, que passa a ocupar um local próprio e com todos os recursos disponíveis no Anexo II, prédio construído e inaugurado recentemente na sede do Poder Judiciário da Bahia.

Saiba mais sobre o relatório apresentado aqui

Fonte: Ascom