“VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL”: SEMINÁRIO DEBATE A IMPORTÂNCIA DA VIDA E PROMOVE REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O PRÓXIMO

Home > “VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL”: SEMINÁRIO DEBATE A IMPORTÂNCIA DA VIDA E PROMOVE REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O PRÓXIMO Voltar

“VAMOS FALAR DE SAÚDE MENTAL”: SEMINÁRIO DEBATE A IMPORTÂNCIA DA VIDA E PROMOVE REFLEXÕES SOBRE O CUIDADO COM O PRÓXIMO

 PUBLICADO EM: 31/01/2023 ÀS 10:39

 ATUALIZADO EM: 31/01/2023 ÀS 10:39

Cientes da necessidade da promoção de debates que englobem temas sobre o bem-estar, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), promoveu o Seminário “Vamos falar de saúde mental: ressignificação, resiliência e superação”. Assuntos de valorização à vida e cuidado com o próximo foram explanados com os presentes.  

Assista o evento na íntegra  

A discussão, ocorrido no auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA, na segunda-feira (30), reuniu na Mesa de Abertura a Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR) de 2º Grau, Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, e o Coordenador-Geral da Unicorp, Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira. 

“Precisamos construir uma sociedade solidária em todos os espaços”, afirmou a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus. Na ocasião, ela discorreu sobre a necessidade de os indivíduos estarem atentos uns aos outros. “O ombro amigo precisa estar presente e não se pode minimizar o problema de ninguém”. 

O Coordenador-Geral da Unicorp, Juiz Paulo Oliveira, destacou a relevância do tema e das parcerias firmadas para tornar o evento possível. A iniciativa contou com o apoio das seguintes unidades: Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e de todas as Formas de Discriminação; Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP); e Assessoria de Comunicação (Ascom).   

“Cada um de vocês tem uma cota de corresponsabilidade para com o mundo, com a vida, com o próximo”, disse a palestrante Amália Leal. Ela dividiu com a plateia a sua própria experiência de resiliência e superação.  

Após perder o filho para a depressão e passar por momentos de desespero, Amália fundou o Instituto João Paulo: novo olhar sobre a vida. Além de cuidar de pessoas com depressão, a unidade também atua em áreas como violência doméstica, câncer de próstata e de mama.  

Dando continuidade ao debate, a Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Mediadora Judicial do TJBA Elaine Cerqueira falou sobre a importância de um sorriso, de um momento de lazer e dos amigos para a qualidade de vida.   

Ela desenvolveu dinâmicas entre os presentes, de modo a fazê-los refletir como, no dia a dia, simples práticas melhoram a saúde individual e coletiva. 

O seminário “Vamos falar de saúde mental: ressignificação, resiliência e superação” contou também com a apresentação da Ana Celi Venturini. 

Descrição da imagem: Desembargadora  Joanice  Guimarães e o Juiz Paulo Roberto na Mesa de Abertura do evento {Fim da descrição}.  

#Pracegover #Pratodosverem 

Fonte: Ascom