09 de maio de 2025
“Produção gráfica eficiente no TJBA” é o nome do curso promovido pela Secretaria de Administração, em parceria com a Unicorp-TJBA, para capacitar magistrados e servidores com o objetivo de aumentar a eficiência e qualidade na produção gráfica.
A aula será ministrada pelo coordenador de serviços gráficos do TJBA, Frederico Rios Tognini, no dia 9 de maio, a partir das 14h, na Sala 1 da Unicorp.
A ação está alinhada com as diretrizes do Decreto Judiciário nº 710/2024 do TJBA e as metas do Programa Justiça Carbono Zero, instituído pela Resolução CNJ nº 594/2024.
O Decreto Judiciário 710/2024 estabelece regras de gestão sustentável na utilização de materiais, como uma atenção maior para o uso do papel e outros tipos de materiais reaproveitáveis.
Outra iniciativa dedicada à preservação ambiental é o Programa Justiça Carbono Zero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de promover, dentro do Poder Judiciário brasileiro, a redução dos emissão de gases do efeito estufa, através da descarbonização.
Os programas também obedecem ao Plano de Descarbonização do TJBA, elaborado com vistas à qualificação contínua de magistrados e servidores para a participação nas iniciativas da Corte e do CNJ para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, além de consolidar uma cultura de responsabilidade socioambiental no judiciário baiano.
O encontro será presencial e as inscrições seguem abertas em unicorp.tjba.jus.br.
“As ações para otimizar o uso de papel e de outros materiais reaproveitáveis mostram o compromisso do nosso tribunal, sempre com o apoio da nossa escola, com a sustentabilidade e o consumo consciente, e o respeito ao Programa Justiça Carbono Zero”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.