06 de março de 2025
Patriarcado estrutural e as violências contra as mulheres, misoginia e violação da dignidade feminina são alguns dos temas que serão abordados na palestra “Enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher em face de magistradas e servidoras”, a ser ministrada pela educadora Mabel Freitas, pós-doutora em Educação, mestra em Políticas Sociais e Cidadania, e referência nacional em Educação Antirracista.
A apresentação será no dia 14 de março, às 9h, na Sala 1 da Unicorp-TJBA, presencialmente e de forma online com transmissão pelo canal da Unicorp no YouTube. A aula será gravada para consulta permanente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
As inscrições seguem abertas até 13 de março em unicorp.tjba.jus.br. As vagas, destinadas a magistrados e servidores, são limitadas a 40 participantes.
A iniciativa busca atender à Recomendação do CNJ número 102/2021 e à Portaria número 411/2024, relativas ao Prêmio CNJ de Qualidade para a adoção do protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência doméstica praticada em face de magistradas e servidoras.
“Estamos ajudando a implantar o protocolo de prevenção e medidas de segurança para enfrentar a violência doméstica e familiar praticada em face de magistradas e servidoras, conforme dispõe o inciso 22 do artigo nono da portaria”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior. Currículo – Régia Mabel Freitas é doutora em Difusão do Conhecimento pela UFBA com estágio em nível pós-doutoral em Educação pela USP, mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSal, e especialista em Ensino da Cultura Afro-brasileira (Unifacs), entre outros títulos. Integra o Fórum Permanente de Violências contra as Mulheres do TJBA e autora de livros e periódicos sobre Raça e Gênero.