UNICORP PROMOVE I SEMINÁRIO PROJETO ESTADUAL TRANSDISCIPLINAR – INFÂNCIA, SAÚDE E JUSTIÇA RESTAURATIVA

Home > UNICORP PROMOVE I SEMINÁRIO PROJETO ESTADUAL TRANSDISCIPLINAR – INFÂNCIA, SAÚDE E JUSTIÇA RESTAURATIVA Voltar

UNICORP PROMOVE I SEMINÁRIO PROJETO ESTADUAL TRANSDISCIPLINAR – INFÂNCIA, SAÚDE E JUSTIÇA RESTAURATIVA

 PUBLICADO EM: 13/04/2023 ÀS 11:43

 ATUALIZADO EM: 13/04/2023 ÀS 11:45

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), promove o ISeminário Projeto Estadual Transdisciplinar – Infância, Saúde e Justiça Restaurativa. O evento acontece em formato virtual, das 9h às 12h, do dia 02/05.   

A mesa de abertura será composta pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, pelo Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior, pela Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2), Desembargadora Joanice Guimarães, e pelo Coordenador da Infância e Juventude (CIJ), Desembargador Salomão Resedá.  

O seminário tem como público-alvo magistrados da área protetiva, servidores do Poder judiciário, servidores da saúde que atuam em maternidades, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais das maternidades, profissionais dos postos de saúde do município, equipes dos CRAS e conselheiros tutelares 

A iniciativa tem por finalidade promover o debate sobre a criação de fluxo para proteção à mulher gestante e puérpera que deseja entregar o filho para adoção, mediante encaminhamento à justiça da infância e juventude, na perspectiva das Práticas Restaurativas, como forma de prevenção de conflitos, promoção de pacificação e de uma ambiência coesa e harmoniosa, por meio dos círculos de construção de paz, no qual as pessoas se aproximam, ocorrendo uma experiência de alteridade e empatia, possibilitando que o diálogo horizontal e seguro leve ao entendimento, visando a compreensão das questões de gênero neste atendimento. 

Interessados podem se inscrever até 27/04, via Sistema de Educação Corporativa (SIEC).  

Inscrição magistrados e servidores  

Inscrição visitantes  

Durante o evento, será abordado o assunto ‘’Entrega Legal para adoção’’, pela Juíza Sandra Magali Brito, mestre pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Justiça Restaurativa na Faculdade Madre Thais. Em seguida, Maria das Graças dos Santos, Coordenadora do Serviço Social Hospital Materno Infantil Joaquim Sampaio – Ilhéus, discorre sobre a experiência da equipe da instituição, com o tema mencionado.   

Após o seminário, a programação conta ainda com a realização de Oficinas Virtuais de Práticas Restaurativas de Círculos de Construção de Paz destinadas aos enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais – das maternidades, profissionais dos postos de saúde do município, equipes dos CRAS, CREAS e conselheiros tutelares. Tais oficinas serão realizadas entre os dias 02/05 e 03/05, cabendo ao interessado escolher a melhor opção de data e turno no momento da inscrição, disponibilizada nesse formulário: https://forms.gle/Q61W8FRHFcnedHks9.  

A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral. 

Descrição da Imagem: ilustrativa, com nome do evento [fim da descrição]. 

#pracegover #paratodosverem 

Fonte: Ascom