UNICORP PROMOVE CURSO EAD SOBRE PORTUGUÊS E REDAÇÃO FORENSE PARA MAGISTRADOS

Home > UNICORP PROMOVE CURSO EAD SOBRE PORTUGUÊS E REDAÇÃO FORENSE PARA MAGISTRADOS Voltar

UNICORP PROMOVE CURSO EAD SOBRE PORTUGUÊS E REDAÇÃO FORENSE PARA MAGISTRADOS

A Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), compromissada em oferecer ações educativas plurais, promove o curso “Português e Redação Forense para magistrados”. A capacitação, que ocorre na modalidade de ensino a distância (EaD), visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de escrita e comunicação, fundamentais à atividade judicante.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas, destinadas a magistrados do Judiciário baiano. As inscrições devem ser feitas, no período de 20 de agosto a 9 de setembro, por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec).

Faça aqui sua inscrição

Com carga de 20 horas/aula, o curso será realizado na plataforma Moodle, da Unicorp, entre os dias 13 e 26 de setembro. Os alunos receberão, ao se inscreverem, o link e as orientações para acesso.

Focado na redação forense, na ortografia correta e atualizada, na comunicação adaptável às mudanças, com a exploração dos seus potenciais riscos e benefícios, o conteúdo programático do curso busca desenvolver no magistrado competências para saber lidar com as situações cotidianas do trabalho, com atenção aos critérios de adequação da linguagem técnica, própria da ciência e da profissão, com desenvolvimento de habilidades de diplomacia, eloquência, eficácia, autoconsciência, objetividade, decisão, confiança, apoio e escuta ativa.

Considerando o intuito do curso, o conteúdo está dividido em dois módulos: um com vistas ao domínio organizado das diversas linguagens que compõem a língua portuguesa e o outro destinado ao aprimoramento da redação com foco nas tendências para elaboração e produção de sentenças na atualidade.

Os módulos são compostos por aulas gravadas e conteúdo complementar, os quais poderão ser acessados no ambiente virtual de aprendizagem conforme a disponibilidade do aluno, respeitando-se o período de realização do curso. Além disso, os cursistas serão integrados aos fóruns do sistema à distância, nos quais ocorrerão discussões provocadas pela intervenção do tutor Gabriel Henrique Collaço.

Jornalista e professor, Collaço é assessor pedagógico e coordenador de EaD da Escola Superior da Magistratura do estado de Santa Catarina (Esmesc), além de Formador e Tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ). É, ainda, autor de livros, de materiais didáticos e revisor de periódicos.

A metodologia do curso está em consonância com a proposta da Enfam, que em sua Resolução nº 7/2017, relativa a Diretrizes Pedagógicas, estabeleceu a necessidade da formação dos magistrados possuir um caráter humanista e interdisciplinar. Dessa maneira, a proposta metodológica da Unicorp está alinhada ao objetivo de desenvolver a educação continuada dos juízes com vistas ao progressivo amadurecimento do seu conhecimento e aprofundamento da atenção permanente para o alcance prático e repercussão social de suas decisões.

Sob a direção-geral do Desembargador Nilson Castelo Branco e vice-direção do Desembargador José Aras, a Unicorp tem como uma de suas diretrizes o oferecimento de ações educativas plurais, transversais e democráticas, na linha de orientação do Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade.

A Portaria de Credenciamento nº 203 de 15 de julho de 2021 credencia o curso “Português e Redação Forense para magistrados”.

card-curso-de-Portugues-e-redacao-forense-para-magistrados-1024x1024 Unicorp promove curso EaD sobre português e redação forense para magistrados