UNICORP PASSA A FUNCIONAR NO ANEXO II DO EDIFÍCIO-SEDE DO PJBA; CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO OCORREU NESSA QUINTA-FEIRA (10)

Home > UNICORP PASSA A FUNCIONAR NO ANEXO II DO EDIFÍCIO-SEDE DO PJBA; CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO OCORREU NESSA QUINTA-FEIRA (10) Voltar

UNICORP PASSA A FUNCIONAR NO ANEXO II DO EDIFÍCIO-SEDE DO PJBA; CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO OCORREU NESSA QUINTA-FEIRA (10)

Momento significativo e histórico. Assim a inauguração da nova sede da Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) foi definida pelo Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade, durante a solenidade virtual ocorrida na manhã dessa quinta-feira (10).

A cerimônia, transmitida por meio do canal do PJBA no Youtube e acompanhada por magistrados, servidores e diversas autoridades, foi iniciada com a exibição de um vídeo institucional, por meio do qual as novas instalações da Unicorp, bem como todo o trabalho desenvolvido ao longo da atual gestão, foram apresentadas.

A Universidade, que antes funcionava em um imóvel localizado no bairro de Monte Serrat, através de um Termo de Cessão de Uso firmado entre o Estado da Bahia e o PJBA, passa a funcionar, agora, em um local próprio: no quarto pavimento do Edifício Advogado Pedro Milton de Brito – Anexo II, na sede do Judiciário baiano, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A escolha do terraço do Anexo II, além de aproximar a Universidade dos magistrados e servidores, uma vez que o edifício se localiza, literalmente, no coração do Judiciário baiano, traz consigo outras muitas vantagens, como segurança e vigilância 24h, estacionamento disponível, mobilidade facilitada pelo metrô e transporte público, moderno sistema de tecnologia e informatização. Além disso, é importante salientar que a escolha do prédio, construído no modelo sustentável, com reaproveitamento da água de chuva e energia solar, foi fundamental para a redução do custo operacional da obra.

As novas instalações, uma área de aproximadamente 1.100m², contam com salas amplas e modernas, equipadas para realizar ações educativas diversas, como cursos, palestras e workshops, tanto presencialmente, quanto de forma remota. Conta, ainda, com espaço para estudo e reuniões, laboratórios de informática e praça de alimentação.

Assista ao vídeo e conheça a nova Unicorp:

Presente à solenidade virtual, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, fez questão de salientar o modo como o projeto foi concebido, chamando atenção para a economicidade, eficiência, segurança, acessibilidade e sustentabilidade. Congratulou o Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Trindade, o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco, e o Vice-Diretor da Universidade, Desembargador José Aras. Encerrando seu pronunciamento, desejou “que a nova casa favoreça novos e excelentes rumos à Justiça da Bahia”.

A Juíza Renata Gil, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), igualmente parabenizou o Presidente do Judiciário baiano pelo incentivo à atividade intelectual. A magistrada destacou o trabalho do Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, que, conforme enfatizou, acompanha de perto as ações da Universidade e “transcende as fronteiras da Bahia com o seu trabalho”.

Dando seguimento aos pronunciamentos, o Desembargador Nilson Castelo Branco falou sobre a “Universidade dos sonhos”, agradecendo à sua equipe, à Secretaria Geral da Presidência (SGP), à Secretaria de Administração (Sead), aos engenheiros e arquitetos envolvidos na execução do projeto e a todos aqueles que contribuíram de alguma forma para que o sonho se tornasse realidade.

O Diretor-Geral da Unicorp recordou as diretrizes traçadas, com vistas à consolidação de uma Universidade plural, transversal e democrática. Rememorou também o minucioso estudo realizado pela Escola Judicial para propor a transferência da sede e destacou o apoio recebido do Desembargador Presidente Lourival Trindade.

Também presente à solenidade, o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, reconheceu e proclamou a eficiência da atual direção da unidade. Para o Corregedor, “a Unicorp tem sido um componente relevante para o aperfeiçoamento cultural de magistrados, servidores, delegatários do TJBA, através dos inúmeros cursos que vem ministrando, das mais diversas áreas de atuação e conhecimento”.

A cerimônia virtual de inauguração foi prestigiada, ainda, pelo Ministro Humberto Soares Martins, Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em um eloquente discurso, o Ministro afirmou que “a Unicorp é um exemplo para todas as Escolas brasileiras de magistratura e por que não se dizer, de todas as Universidades do Brasil, e também exemplo para o mundo”.

O discurso final da solenidade ficou por conta do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Trindade. O Chefe do Judiciário baiano falou do seu apreço pela Unicorp e relatou acerca dos planos para a reestruturação da unidade, surgidos desde o início da sua gestão. Aproveitando o ensejo, pontuou diversas outras ações desenvolvidas desde que assumiu a presidência.

“Para nós um evento do maior tomo, da maior envergadura e da maior simbologia histórica, porque aqueles que trilham os caminhos acadêmicos bem sabem a real significação do que é uma Universidade”, finalizou o Desembargador Presidente, reafirmando toda a sua admiração pelos Desembargadores Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, e José Aras Neto, Vice-Diretor da Universidade.

Na oportunidade, o Desembargador Lourival Trindade agradeceu às instituições que atuam junto ao Judiciário, a todos os servidores e magistrados, especialmente a Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Nartir Weber, presente à cerimônia.

A solenidade virtual de inauguração das novas instalações da Unicorp contou também com as ilustres participações dos Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo, 1º Vice-Presidente do PJBA; Augusto de Lima Bispo, 2º Vice-Presidente do PJBA; e José Alfredo Cerqueira da Silva, Corregedor-Geral da Justiça do Judiciário baiano, que integraram a mesa de honra virtual.

Após os pronunciamentos, ocorridos de forma remota, foi realizado o descerramento da placa, no local, com a presença do Desembargador Presidente Lourival Trindade, do Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco, e do Vice-Diretor da Unicorp, Desembargador José Aras Neto.

O evento foi encerrado com a visita às novas instalações, da qual participou a Coordenadora-Geral da Unicorp, Juíza Rita Ramos, a Secretária-Geral, Tuany Andrade, e toda a equipe da Universidade, que não escondia a alegria pela conquista alcançada.

Fonte :Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags