UNICORP: LIVE COM O MÉDICO ROBERTO BADARÓ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A SEGUNDA ONDA DA COVID-19

Home > UNICORP: LIVE COM O MÉDICO ROBERTO BADARÓ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A SEGUNDA ONDA DA COVID-19 Voltar

UNICORP: LIVE COM O MÉDICO ROBERTO BADARÓ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A SEGUNDA ONDA DA COVID-19

A sociedade vive uma batalha contra o inimigo invisível. Desde o mês de março deste ano, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já atingiu cerca de 6 milhões de brasileiros e levou a óbito mais de 170 mil pessoas no país. A fim de debater e esclarecer questões sobre a segunda onda da doença, a Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), comprometida com a difusão do conhecimento qualificado, transversal e democrático, promoveu uma live na noite de quinta-feira (3), com palestra do médico infectologista Roberto Badaró.

Iniciando o bate-papo virtual, o Desembargador Nilson Castelo Branco, Diretor-Geral da Unicorp, parabenizou a todos os profissionais que estão trabalhando na linha de frente do combate à Covid-19. “Neste momento, a Unicorp gostaria de homenagear a todos os médicos, paramédicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas de ambulância, maqueiros e técnicos de laboratórios, enfim, a todos que estão na linha de frente para o combate ao coronavírus. Sobretudo, as nossas homenagens à memória de todos aqueles que, exercendo essa profissão, faleceram para salvar a vida de cidadãos brasileiros”, disse o Desembargador.

Esse vírus misterioso mudou a rotina da sociedade e ressignificou os hábitos higiênicos e a convivência em grupo. No âmbito do Judiciário baiano, impulsionou a virtualização e modificou as rotinas de trabalho, o qual passou a ser realizado de forma remota.

Na oportunidade, a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, que é Presidente do Comitê Gestor local de atenção integral à saúde de Magistrados e Servidores, relembrou sobre a sua escolha para liderar o Comitê de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, instituído pelo PJBA em março deste ano.

“Lembro-me que, junto com o Doutor Rogério Tourinho, sentamos e pensamos, vamos começar por onde? Quantos aprendizados de lá para cá, quantas formas de encarar essa nova realidade […], nós nos reinventamos e, como diz o doutor Rogério, um passo a cada dia, um degrau de cada vez, para que não fiquemos sem saber a direção a tomar,” recordou. Para a Desembargadora, neste período, aprendemos a viver e a utilizar os Equipamentos de Segurança (EPI’s), os quais ela considera indispensáveis para a preservação da vida.

Representando o Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade, o 1º Vice-Presidente do PJBA, Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, falou sobre a modificação da rotina do mundo após a presença do novo coronavírus. “Essa patologia trouxe medo, pânico e dúvida a todos […], as nossas rotinas, nossos hábitos, a essa altura, já foram moldados, adaptados a essa necessidade de mudança”, disse o 1º Vice-Presidente do PJBA.

Ao tecer suas considerações, o Desembargador Pedro Guerra, coordenador do evento, fez uma comparação entre o personagem do livro La Peste, Doutor Bernad Rieux, do escritor franco-argelino Albert Camus, e o médico Roberto Badaró. “O Doutor Rieux, assim como Doutor Badaró, tinha como única certeza possível a rejeição à injustiça, à morte dos homens, ao inaceitável”, comparou. No ensejo, o Desembargador finalizou a sua participação com questionamentos ao médico infectologista.

Dando início à sua palestra, Roberto Badaró, que é PhD em Imunologia e Doenças Infecciosas, explicou o que é a segunda onda da Covid-19. “A segunda onda aparece como resposta às medidas que nós fizemos para combater a pandemia no seu início”, pontuou. A questão foi o tema principal do evento virtual, no qual o médico também esclareceu sobre as vacinas candidatas, vacinas promissoras e acesso à vacina quando o ciclo de análise se completar.

Segundo o palestrante, as vacinas são estratégias importantes, entretanto é preciso cumprir as três fases que são fundamentais para a validação. O Médico se diz desacreditado diante das especulações de que teremos uma vacina em março de 2021. “Eu sou um pouco descrente que teremos logo uma vacina”, ponderou na sua explanação sobre a evolução das vacinas.

Integrando o evento como debatedor, o Médico Rogério Tourinho, Diretor de Assistência à Saúde do PJBA, fez questão de parabenizar a atuação do Judiciário baiano frente à pandemia. “Nós tivemos muita sorte, através da atuação da sua Excelência Desembargador Lourival Trindade. Desde o primeiro dia da pandemia, ele não poupou esforços em preservar a vida, a saúde dos Magistrados e Servidores. O Tribunal andou muito bem, através da produtividade e do incansável trabalho dos magistrados e servidores […]”, afirmou.

A live “A segunda onda da Covid-19” foi acompanhada por 31 Desembargadores, dezenas de juízes, servidores e também pelo público externo. O vídeo, que já conta com mais de 2.300 visualizações, segue disponível, na íntegra, no canal do PJBA no Youtube. Assista:

Fonte: Ascom