29 de abril de 2024
A Unicorp iniciou na sexta-feira (26) a participação no projeto Educação é da nossa conta – Na estrada, em Juazeiro, no norte do Estado. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a formação e a troca experiências entre instituições públicas, autoridades municipais e cidadãos. A organização disponibilizou 14 minicursos sobre os desafios e caminhos para melhoria da educação.
A juíza Andréa Tostes, de São Sebastião do Passé, ministrou aula sobre Direitos Humanos, com ensinamentos teóricos e jurisprudenciais. “Foram discutidos temas pertinentes à educação e infância, aos direitos dos povos indígenas, ao combate ao racismo e a outras práticas discriminatórias, assim como questões pertinentes às políticas públicas em geral”, disse a magistrada, que falou para uma plateia formada por educadores.
Além da Unicorp, participam do projeto o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
O encontro destina-se a prefeitos, secretários municipais de Educação, servidores do controle social; cidadãos, conselheiros de Educação, movimentos e organizações sociais; controle externo e interno, defensores, promotores, auditores, procuradores e ouvidorias públicas; comunidade escolar, gestores escolares, professores e comunidade acadêmica.
“A juíza Andréa Tostes representou muito bem a Unicorp e o nosso tribunal, discorrendo sobre temas tão importantes. Estamos muito felizes em aderir a esse projeto, após convite realizado pela conselheira Carolina Matos, do TCE, e vamos continuar ao lado de todas as instituições em prol da educação”, disse o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior.
Educação é da nossa conta – Na estrada