Unicorp e Justiça Restaurativa promovem curso no Hospital de Custódia e Tratamento

Home > Unicorp e Justiça Restaurativa promovem curso no Hospital de Custódia e Tratamento Voltar

Unicorp e Justiça Restaurativa promovem curso no Hospital de Custódia e Tratamento

21 de março de 2024

Promover mudanças nas vidas de mulheres presas e de suas famílias é o objetivo do curso “Formação inicial de agentes transformadores (Noções Gerais sobre Justiça Restaurativa) Turma Hospital de Custódia e Tratamento – Maio 2024”, promovido pela Unicorp em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA.

A ação, destinada às custodiadas e à equipe multidisciplinar do hospital, propõe um novo comportamento social a partir da aplicação do método de Resolução de Conflitosinternos e externos nas famílias e comunidades.

O conteúdo programático prevê estudo dos conceitos “Comunicação Não Violenta”, “Jogo de Conexões das emoções e o desenvolvimento da empatia” e “A Inteligência Emocional aplicada à Justiça Restaurativa, como meio de Resolução dos Conflitos, aplicada no âmbito prisional: Possibilidades e desafios e os Círculos de Paz”. 

“A formação profissional de mulheres que cometeram crimes dará uma nova oportunidade de transformar sua história de vida e proporcionar a real ressocialização como política de resolução de conflitos através dos diálogos transformativos numa relação dialogal”, escreveu a desembargadora Joanice Guimarães, presidente do comitê gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau, ao solicitar à Unicorp a abertura da ação.

O curso,com carga total de 16 horas,será realizado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado da Bahia nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 17h.O Núcleo de Justiça Restaurativa vai encaminhar a lista com o nome dos 25 participantes para a Unicorp.

Ministram as aulas a defensora pública Andrea Miranda, professora da Justiça Restaurativa do Núcleo do 2° Grau, e a instrutora Rosanete Fernandes, também professora da Justiça Restaurativa do Núcleo do 2° Grau.

“A aplicação dos métodos de resolução de conflitos no Hospital de Custódia e Treinamento, em uma ação exclusiva para mulheres custodiadas,é mais uma excelente iniciativa do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau, cujo comitê gestor é tão bem presidido pela desembargadora Joanice Guimarães, e que contará com todo o apoio da Unicorp”, diz o diretor-geral Jatahy Júnior.