UNICORP CRIA LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELÁDIO LECEY

Home > UNICORP CRIA LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELÁDIO LECEY Voltar

UNICORP CRIA LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELÁDIO LECEY

O Laboratório de Português Jurídico da Universidade Corporativa (UNICORP) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) foi formalizado no gabinete da Presidência no início desta mês de novembro (4). A nova unidade tem o objetivo de aperfeiçoar a escrita forense usada por magistrados e servidores, valorizar o conhecimento do português e tornar o Tribunal um modelo de excelência na composição de textos.

Além do Presidente do Tribunal, Desembargador Lourival Almeida Trindade, participaram o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Nilson Castelo Branco; o Vice-Diretor, Desembargador José Aras Neto; a Coordenadora Geral, Juíza Rita Ramos; a Secretária Geral, Tuany Silva Andrade; e o Assessor Filipe Santos Ribeiro.

Na oportunidade, o Desembargador Nilson Castelo Branco enalteceu a gestão do Presidente Lourival Almeida Trindade, especialmente o cuidado que ele tem com a língua portuguesa, tanto na academia jurídica quanto nas atividades desenvolvidas no Judiciário.

Segundo o Diretor-Geral da UNICORP, o Presidente busca, com esse laboratório, reviver a língua portuguesa, contribuindo significativamente para grandes obras jurídicas e literárias.

Revisão textual é um dos serviços oferecidos, com a intenção de assegurar a correção gramatical e ortográfica, proporcionar a disponibilização e veiculação de documentos que reflitam a alta qualidade da abordagem de temas jurídicos.

O Laboratório de Português Jurídico institui o Banco de Consulta a Documentos Jurídicos produzidos pelos magistrados e servidores do PJBA. O Banco servirá de paradigma para a estruturação do saber com vistas à produção de novos documentos, alcançando, assim, o aperfeiçoamento da atividade judiciária.

Em breve, o laboratório será instalado na UNICORP, que fica localizada no Anexo 2 do prédio sede do PJBA, no Centro Administrativo (CAB).

Kelle Catiane, Professora de língua portuguesa, destacou os benefícios do laboratório para o Judiciário baiano.

A Professora já ensinou no Ministério Público e na Procuradoria Geral de Justiça. “Com a implantação do Laboratório de Português Jurídico, a UNICORP pretende oferecer uma gama de cursos, principalmente, um amplo portfólio na área de português, além dos diversos outros temas, especialmente na área jurídica que já desenvolve”, destacou a Juíza Rita Ramos.

A unidade foi pensada como forma de prestigiar o atual Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, em face de sua preocupação, zelo e especial apreço pelo uso correto da língua portuguesa.

Destaca-se que o laboratório levará o nome do Desembargador Eládio Lecey,  que faleceu no mês de setembro deste ano. O Magistrado é considerado personalidade fundadora da educação judicial no Brasil, contribuindo para o fomento e o fortalecimento das Escolas Judiciais do país.

Ele também foi Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na gestão 1988-1991 e, ao tempo do falecimento, era Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola, tendo colaborado decisivamente na formação inicial dos 100 magistrados aprovados no concurso regido pelo edital n. 1/2018 do PJBA.

O Decreto Judiciário nº 675, de 28 de outubro de 2021, instituiu o laboratório, confira. 

A UNICORP atua com ações educativas de formação e aperfeiçoamento, voltadas para uma formação plural, transversal e democrática, na linha da orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Trindade. Atualmente, a Universidade Corporativa do Tribunal baiano tem como Diretor-Geral o Desembargador Nilson Castelo Branco, como Vice-Diretor o Desembargador José Aras Neto e como Coordenadora-Geral a Juíza Rita Ramos.

Fonte: Ascom