Unicorp celebra palestras da Semana da Memória

Home > Unicorp celebra palestras da Semana da Memória Voltar

Unicorp celebra palestras da Semana da Memória

09 de maio de 2024

Dois dias de exposição sobre a nossa história, relacionada a fatos do Tribunal de Justiça, marcaram o início da Semana da Memória do Poder Judiciário, organizada pela Comissão Permanente de Memória do TJBA, em parceria com a Unicorp. O escritor e historiador Antonio Risério e o escritor e professor Joviniano Neto foram os palestrantes.

Na segunda-feira (6), na abertura do evento, o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior, compôs a Mesa ao lado da presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende, do presidente da Comissão de Memória, desembargador Cássio Miranda, e do

presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.

Também compuseram a Mesa o defensor-público Pedro Bahia, representando a defensora-geral, Firmiane Venâncio; o 1º vice-presidente da AMAB, Juiz Eldsamir Mascarenhas, representando o presidente da Amab, desembargador Júlio Travessa; o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro; e o presidente do Instituto Geográfico da Bahia, Joaci Goes.   

“Foram duas grandes apresentações que engradeceram o trabalho da Comissão de Memória”, disse o desembargador Jatahy Júnior, referindo-se às palestras transmitidas pelo canal da Unicorp no YouTube.

“Versando sobre a história da cidade do Salvador” foi o tema abordado por Antonio Risério, no dia 6. Na terça-feira (7), o professor Joviniano Netro tratou sobre “Ditadura militar: conhecer para não repetir”.

A ação atende à Resolução número 316/2020, do CNJ, que instituiu o 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário e que, entre outras medidas, busca resgatar a história dos tribunais. Até sexta-feira (10) estarão expostas na Praça de Serviços e no Átrio do TJBA as exposições “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” e Minha Cidade, Minha História”.

Também apoiam o evento a Editora da Universidade Federal da Bahia; Editora da Universidade do Estado da Bahia; Editora Expoart; Instituto Flávia Abubakir; Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon; e a Assembleia Legislativa da Bahia.

da Semana da Memória