UNICORP ASSEGURA A CONTINUIDADE DAS AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A PANDEMIA COM A OFERTA DE CURSOS EAD

Home > UNICORP ASSEGURA A CONTINUIDADE DAS AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A PANDEMIA COM A OFERTA DE CURSOS EAD Voltar

UNICORP ASSEGURA A CONTINUIDADE DAS AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A PANDEMIA COM A OFERTA DE CURSOS EAD

O isolamento social, adotado como medida de combate ao novo coronavírus (Covid-19), impossibilitou o desenvolvimento do calendário de capacitações presenciais previsto pela Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) para o primeiro semestre deste ano. Sem perder de vista, no entanto, a necessidade da formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, a Unicorp fortaleceu seu portfólio de cursos à distância (EAD) e, assim, mantém-se atuante, apesar da pandemia.

Contabilizando as ações educativas EAD ofertadas desde o início do ano, incrementadas neste período de quarentena, a Unicorp já disponibilizou, em 2020, 150 turmas nessa modalidade, um total de 5.699 oportunidades de aperfeiçoamento.

No momento, merecem destaque os cursos Gestão Cartorária e Gestão de Pessoas, com duas e uma turmas, respectivamente, já em andamento. Para o dia 18 de maio, está previsto o início das atividades de mais uma turma do curso Gestão de Pessoas.

Os dois cursos, que apresentam carga de 40 horas/aula, são credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o que os tornam ainda mais relevantes. Isso porque atendem às exigências contidas na Resolução do CNJ nº 106/2010, que trata sobre os critérios objetivos para fins de aferição do merecimento para promoção na carreira de magistrados e acesso aos Tribunais de 2º Grau, bem como em cumprimento as diretrizes e requisitos previstos na Resolução da Enfam nº 02/2016, referente à exigência de cumprimento de carga horária de 40 horas/aula, em curso oficial do programa de Formação Continuada, com a certificação de aproveitamento.

Gestão Cartorária

Capacitar magistrados e servidores para que saibam gerir melhor as suas unidades judiciárias, de forma a otimizar o trabalho da equipe e contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e da missão do Poder Judiciário. Esse é o intuito do Curso Gestão Cartorária, oferecido em duas turmas, cada uma com 40 vagas, cujas aulas iniciaram no dia 4 de maio e são ministradas por Juízes Formadores e Tutores da Enfam.

A Turma 1 é conduzida pela Juíza Mirla Regina da Silva, que é pós-graduada em Direito Público e em Poder Judiciário. A magistrada foi membro integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Poder Judiciário do Estado do Acre, e foi Juíza Coordenadora de Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Já os trabalhos na Turma 2 são desenvolvidos pelo Juiz Jeverson Luiz Quintieri, do Estado do Mato Grosso, que é pós-graduado em Gestão Judiciária e em Direito Penal. Além disso, o magistrado é autor de dois métodos de gestão judiciária e tem atuação em processo de implantação de ISO 9001 em unidade judicial.

Gestão de Pessoas

Também oferecido em duas turmas, cada uma com 40 vagas e conduzidas por docentes distintas, o curso busca a elaboração de um Plano de Gestão de Pessoas, como forma de otimizar o trabalho de equipe, a fim de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e da missão do Poder Judiciário.

À frente da Turma 1, cujas atividades já começaram, está a Juíza Federal Ana Cristina de Andrade Silva, do Tribunal Federal da 4ª Região. As aulas da Turma 2, que terão início no dia 18 de maio, serão ministradas pela Juíza Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, do Tribunal de Justiça de Rondônia. Ambas magistradas são Formadoras e Tutoras da Enfam nos cursos presenciais de Formação de Formadores, além de Tutoras nos cursos on-line com a temática Gestão de Pessoas no Poder Judiciário.

Unicorp – Criada em 2008, por meio da Resolução TJ nº 22, e atualmente sob a Direção-Geral do Desembargador Nilson Castelo Branco, a Universidade Corporativa objetiva implementar ações educacionais para a formação, o aperfeiçoamento e a valorização dos magistrados e servidores, com o propósito maior de criar uma cultura de aprendizagem permanente.

A oferta de cursos na modalidade à distância reforça o compromisso da Unicorp com a democratização do acesso a ações formativas e de aperfeiçoamento da prática laboral, sobretudo com a preocupação em lançar alternativas que permitam alcançar os membros da Corte baiana com lotação nas comarcas do interior do estado.

Mais informações: recepcaounicorp@tjba.jus.br

Fonte: Ascom