TJBA REALIZA WEBINÁRIO “CRIANÇAS TRANSGÊNERO: FAMÍLIA, AFETO E DIREITOS”

Home > TJBA REALIZA WEBINÁRIO “CRIANÇAS TRANSGÊNERO: FAMÍLIA, AFETO E DIREITOS” Voltar

TJBA REALIZA WEBINÁRIO “CRIANÇAS TRANSGÊNERO: FAMÍLIA, AFETO E DIREITOS”

 PUBLICADO EM: 29/05/2023 ÀS 09:28

 ATUALIZADO EM: 29/05/2023 ÀS 09:28

No mês de Combate à LGBTQIAPN+fobia, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, por meio da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN), está promovendo o Webinário “Crianças Transgênero: Família, Afeto e Direitos”.  

O evento, realizado em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), ocorre no dia 29/05, em formato online, às 16h.  

A ação promove uma roda de conversa virtual, possibilitando o diálogo com familiares e profissionais do direito que lidam com as infâncias transgênero.  

A mesa de abertura do evento conta com a presença do Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da Infância e Juventude do TJBA e do do Juiz Mário Soares Caymmi Gomes, Presidente da COGEN. 

Participarão da roda de conversa a Fundadora e Presidente da ONG “Minha Criança Trans”, Thamirys Nunes; o Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ e Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB, Carlos Nicodemos; o Juiz do Tribunal do Rio de Janeiro André Souza Brito; e do Promotor de Justiça do Estado da Bahia, Carlos Martheo Crusoé Guanaes Gomes, mediados pelo Juiz Mário Soares Caymmi Gomes.     

Inscrição – Magistrados e servidores do TJBA 

Inscrição – Público externo 

Confira aqui o currículo dos debatedores da Roda virtual

O Juiz Mário Soares Caymmi Gomes, Presidente da COGEN, destaca que “um assunto ainda pouco explorado (ou cercado de preconceito) na mídia nacional diz respeito às infâncias transgênero. Enquanto um setor conservador da sociedade prefere reputá-las como desvio de educação do pai ou mãe (ou de ambos), estudos na psiquiatria demonstram que não é incomum que crianças revelem incongruência comportamental com o sexo que lhes foi assinalado aleatoriamente ao nascimento”.  

De acordo com ele, “alguns estudos indicam que o cérebro do embrião se desenvolve antes da formação da genitália e que isso pode explicar tal descompasso. Ainda não há uma explicação cabal para esse fenômeno, que vem cercado de preconceito. Neste mês de Combate à LGBTQIA+fobia, a COGEN buscará explorar um pouco mais sobre esse tema, falando com familiares e profissionais do direito que lidam com as infâncias transgênero, a e irão propiciar ao público do Poder Judiciário (e os demais que acessarem a live) mais informação sobre ele”.  

Unicorp – Tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática.  

Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.       

Descrição da imagem: card ilustrativo com informações do evento [fim da descrição]. #precegover #pratodosverem

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags