TJBA REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (12) O SEMINÁRIO “PERSONALIDADES DA INDEPENDÊNCIA”

Home > TJBA REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (12) O SEMINÁRIO “PERSONALIDADES DA INDEPENDÊNCIA” Voltar

TJBA REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (12) O SEMINÁRIO “PERSONALIDADES DA INDEPENDÊNCIA”

PUBLICADO EM: 11/05/2023 ÀS 11:55

 ATUALIZADO EM: 11/05/2023 ÀS 12:05

Acontece amanhã (12) o Seminário “Personalidades da Independência”, promovido pela Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O evento, que homenageia os 200 anos da Independência da Bahia, será realizado das 8h às 18h30, no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do Judiciário baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

O seminário conta com a parceria da Universidade Corporativa (Unicorp) e tem como público-alvo magistrados e servidores do Poder Judiciário, integrantes da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas com o tema.  

Contando com oito palestras temáticas, o evento terá início às 8h40, com a Mesa de Abertura composta pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o recém-empossado Presidente da Comissão de Memória, Desembargador Cássio Miranda; e o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior. Na ocasião, os Hinos Nacional e da Bahia serão apresentados pela 1ª Vice-Presidente do TJBA, Desembargadora Gardênia Pereira Duarte.     

Confira a programação completa  

Ao final das palestras, o Desembargador Jatahy Júnior, Corregedor das Comarcas do Interior, realizará a entrega à Comissão Permanente de Memória de livros históricos que foram encontrados nas unidades sob sua gestão, para serem expostos ao público geral no Fórum Ruy Barbosa.  

O evento poderá ser acompanhado a distância, no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.   

O Desembargador Cássio Miranda explica que a Comissão decidiu promover o evento neste mês como uma homenagem, também, à data 10 de maio, Dia da Memória do Poder Judiciário, data instituída pela Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).    

Sobre a programação do seminário, o Desembargador Cássio Miranda destaca a importância das palestras voltadas para as figuras femininas da Independência. “É curioso observar que ao longo da história, por força do patriarcalismo e do machismo da historiografia oficial, as mulheres eram colocadas em segundo plano, quando, em verdade, elas sempre foram protagonistas”.    

As Mesas do evento abordarão os seguintes temas: “A contribuição dos Índios e Negros na independência do Brasil”, “Aspectos Gerais da Independência do Brasil na Bahia”, “Maria Quitéria de Jesus e a sua atuação nas batalhas pela independência política do Brasil na Bahia (1822-1823)”, “João das Botas: um guerreiro português no mar da Baía”, “Joana Angélica: heroína da independência do Brasil”, “Os líderes militares no processo de independência da Bahia”, “A participação singular de Maria Felipa na luta pela independência do Brasil em Itaparica” e “A participação dos Desembargadores na Independência”.    

Descrição da imagem: ilustrativa, em tons neutros, com imagens de personalidades da Independência e o nome do seminário.    

#pracegover #pratodosverem 

Fonte: Ascom