TJBA REALIZA AULA PREMIUM “EU NÃO LIGAVA: DESMISTIFICANDO O CAPACITISMO”, NO DIA 22/08; INSCRIÇÕES ABERTAS

Home > TJBA REALIZA AULA PREMIUM “EU NÃO LIGAVA: DESMISTIFICANDO O CAPACITISMO”, NO DIA 22/08; INSCRIÇÕES ABERTAS Voltar

TJBA REALIZA AULA PREMIUM “EU NÃO LIGAVA: DESMISTIFICANDO O CAPACITISMO”, NO DIA 22/08; INSCRIÇÕES ABERTAS

 PUBLICADO EM: 18/08/2023 ÀS 18:59

 ATUALIZADO EM: 18/08/2023 ÀS 18:59

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco promove, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e da Universidade Corporativa (Unicorp), a aula premium “Eu não ligava: desmistificando o capacitismo”. A ação acontece na terça-feira (22), como parte integrante da 4ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (22 a 25 de agosto).  

Faça a sua inscrição, clicando abaixo: 

Magistrados e Servidores   

Público Externo 

Em formato interativo, a ação visa aproximar a sociedade do universo das pessoas com deficiência propondo reflexões sobre o cotidiano. Serão duas turmas presenciais no mesmo dia, uma das 9h às 11h, e outra das 14h às 16h. A intenção é desmistificar o capacitismo – preconceito que sustenta o imaginário e a estrutura social que filtra a participação da pessoa com deficiência a partir da crença de que elas são incapazes de gerir as suas próprias vidas.   A aula premium será ministrada pelo Filósofo Marcelo Zig, Consultor em Diversidade e Inclusão; palestrante; ativista dos direitos humanos e idealizador do Projeto Mergulho Cidadão.   

Cabe salientar que a capacitação faz parte também do Projeto AMPARE – Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminações e Violências de Gênero para Estagiários do TJBA.  

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), através da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES) e conta com o apoio do Núcleo de Justiça Restaurativa através dos Círculos de Construção de Paz, metodologia utilizada pelo AMPARE para estimular o diálogo sobre os temas abordados nos encontros realizados regularmente pelo projeto. 

A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.          

Já a Comissão de Acessibilidade, presidida pelo Desembargador Rolemberg Costa, tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o pleno exercício de seus direitos, promovendo amplo acesso às dependências e aos serviços prestados pelo TJBA. Além disso, busca a disseminação de práticas inclusivas que visem à conscientização da importância da acessibilidade em seu sentido mais amplo para o pleno exercício dos direitos humanos e da cidadania.   

Descrição da imagem: ilustrativa, com informações do evento {Fim da descrição}. 

#pracegover #pratodosverem 

Fonte: Ascom