TJBA PROMOVE EVENTO PARA DISCUTIR IGUALDADE DE GÊNERO, COM EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “A JUÍZA”, DIA 1º/11

Home > TJBA PROMOVE EVENTO PARA DISCUTIR IGUALDADE DE GÊNERO, COM EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “A JUÍZA”, DIA 1º/11 Voltar

TJBA PROMOVE EVENTO PARA DISCUTIR IGUALDADE DE GÊNERO, COM EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “A JUÍZA”, DIA 1º/11

“Com a Palavra, as Mulheres” é o nome do evento que acontece no próximo dia 1º/11, às 13h30, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Promover discussões e ações integradoras sobre igualdade de gênero, além de estimular a acessibilidade de mulheres a cargos de liderança e eliminar qualquer forma de discriminação, são alguns dos objetivos da ação.

O TJBA promove o evento, por meio do Grupo de Trabalho para atendimento da Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, que tem como Supervisora a Desembargadora Nágila Brito. Tem o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp), coordenada pela Juíza Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Rita Ramos, e conta com a parceria da Associação “Elas pedem vista”.

Os interessados podem se inscrever através do Sistema de Educação Corporativa (Siec) disponível no site da Unicorp do TJBA. Além dos debates, será transmitido no evento, o documentário “A Juíza” que retrata a história da Juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg. Ela é a segunda mulher a receber esse título.

Clique aqui e faça sua inscrição – magistrado e servidor

Clique aqui e faça sua inscrição – visitante

Conhecida como RBG, Ruth construiu uma trajetória de luta para que as mulheres tivessem os mesmos direitos que os homens. E usou os espaços que conquistou para promover a igualdade entre os gêneros. O filme “A Juíza” foi um dos mais vistos nos Estados Unidos, em seu ano de estreia (2019), além de ter sido indicado ao Oscar 2019.

Conforme a sinopse do documentário, “Aos 86 anos, a juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg construiu um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop. Mas a trajetória singular que a levou até o posto mais alto da justiça americana é desconhecida, mesmo para os seus maiores admiradores. Até agora.”

O documentário será debatido pela Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA e Supervisora de Grupo de Trabalho para atendimento da Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 255, de 04/09/2018); pela Procuradora Geral da Bahia, Ediene Lousado; e pelo Defensor Geral, Rafson Saraiva Ximenes.

A exibição do documentário “A juíza” com posterior debate é um projeto idealizado pela Associação Elas Pedem Vista, que é parceira do TJBA no evento. A Associação é formada por um grupo de advogadas de Brasília que busca contribuir para o diálogo jurídico em torno de temas sensíveis à sociedade. Os principais objetivos do grupo são ampliar a troca de ideias e de experiências na carreira, bem como difundir e fomentar a opinião de mulheres sobre o Direito.

Fonte: Ascom