TJBA PROMOVE CURSO SOBRE TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS PARA APRIMORAR EFICIÊNCIA JUDICIAL

Home > TJBA PROMOVE CURSO SOBRE TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS PARA APRIMORAR EFICIÊNCIA JUDICIAL Voltar

TJBA PROMOVE CURSO SOBRE TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS PARA APRIMORAR EFICIÊNCIA JUDICIAL

 PUBLICADO EM: 05/09/2023 ÀS 09:19

 ATUALIZADO EM: 05/09/2023 ÀS 10:22

Nos dias 28 e 30 de agosto, servidores e magistrados das unidades judiciárias de 1º grau do Tribunal de Justiça da Bahia, que tem à frente o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, participaram do “Curso Tabelas Processuais Unificadas (TPU) – Módulo Geral”, promovido pela Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau de Jurisdição e pela Universidade Corporativa (Unicorp).

A ação educativa teve como objetivo promover o conhecimento das Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário e o manuseio no Sistema Eletrônico de Gestão (SGT), conscientizando os usuários internos sobre a importância da utilização correta para os relatórios estatísticos oficiais do Conselho Nacional de Justiça, como as Metas Nacionais e o Justiça em Números. A Professora Kellen Stakoviak, Assessora Jurídica de 1ª Instância do Núcleo de Parametrização da Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins, ministrou a capacitação. Ela é Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (2015) e Membro do Comitê de Apoio Técnico destinado a apoiar a sistematização e padronização da parametrização do Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud – no Conselho Nacional de Justiça.

O conteúdo programático abordou os aspectos gerais sobre a Resolução nº 46 de 18/12/2007, que criou as Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário, as Tabelas de Assuntos Processuais, Classes Processuais e de Movimentação Processual, além de apresentação do painel de Estatística do DataJud e orientações de como utilizar a parametrização do painel.

As aulas foram divididas em duas turmas e contaram a presença online de mais de 600 alunos entre magistrados e servidores. “O conteúdo abordado foi excelente, assim como o material disponibilizado. Parabenizo a expertise da Dra. Kellen Stakoviak na condução dos trabalhos”, destacou o Servidor Kim Nunes, da Diretoria de 1º Grau.

Já a servidora Nora Nei do Nascimento Silva, da Vara Cível de Casa Nova parabenizou a professora e registrou que o curso foi “necessário para o desenvolvimento das nossas atividades forenses”.

A formação integra o calendário de ações de capacitação voltadas para a disseminação do conteúdo e aplicação das TPUs do Poder Judiciário, formatado pela Coordenadoria de Apoio ao 1º Grau de Jurisdição em parceria com a Unicorp. A próxima turma está prevista para ocorrer no mês de setembro, com o tema “Sistema de Gestão de Tabelas Processuais Unificadas aplicado aos precedentes qualificados”, e será ministrado pela Coordenadora do NUGEPNAC do TJBA, Líbia Maria Almeida de Andrade Figueiredo Lima.

Unicorp – A Universidade Corporativa do TJBA tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.

Descrição da imagem: print de tela do curso, com participantes e conteúdo da programação [fim da descrição} 

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens

Fonte: Ascom