TJBA PROMOVE A EXPOSIÇÃO E AULA MAGNA SOBRE O TEMA “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA” NO DIA 07/07

Home > TJBA PROMOVE A EXPOSIÇÃO E AULA MAGNA SOBRE O TEMA “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA” NO DIA 07/07 Voltar

TJBA PROMOVE A EXPOSIÇÃO E AULA MAGNA SOBRE O TEMA “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA” NO DIA 07/07

 PUBLICADO EM: 01/06/2023 ÀS 13:24

 ATUALIZADO EM: 01/06/2023 ÀS 13:32

A fim de dar continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, a Comissão Permanente de Memória e a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA) promove uma semana de exposição iconográfica em julho, culminando com uma Aula Magna do Historiador, Professor e Artista Plástico, Rafael Dantas, na sexta-feira (07/07). A ação educativa aborda o tema “Bicentenário da Independência da Bahia: Iconografia e História”.

A Mesa de Abertura da Aula Magna, no dia 07/07, será composta pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; pelo Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior; e pelo Presidente Comissão Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda. Na ocasião, a palestra inaugural será ministrada pelo Advogado e Ex-Deputado Federal Constituinte, Joaci Goés, com o tema “Apresentação das celebrações da Independência e Centenário do Hino ao Senhor do Bonfim”.

Estão convidados a participar do evento magistrados e servidores do Poder Judiciário, bem como integrantes da sociedade civil. A exposição iconográfica ocorre de 03 a 07/07, no átrio do edifício sede do Tribunal baiano, aberta ao público de maneira gratuita.

A ação faz parte das comemorações promovidas pelo Tribunal baiano ao Bicentenário da Independência da Bahia, celebrado em 02 de julho de 2023.

Currículo dos palestrantes 

Joaci Goés – Diplomado em 1963 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Como jornalista, além de colaborar na imprensa baiana, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do jornal Tribuna da Bahia e coproprietário da Rádio e TV Aratu. Como político, foi eleito deputado federal constituinte (1987-1989). No exercício do seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do partido e membro de várias comissões e subcomissões. Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios.  

Rafael Dantas – Historiador, professor formado pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX. Também é consultor de assuntos históricos e culturais, artista plástico, e colunista em diversas revistas baianas sobre patrimônio, história e turismo. Além de ministrar diversas palestras sobre cultura material e história, já coordenou programas na área de cultura, educação e patrimônio em instituições e no governo. 

Descrição da imagem:  ilustrativa, em tons neutros, com imagens de personalidades da Independência e o tema da exposição e Aula Magna [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Fonte: Ascom