TJBA promove a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa; inscrições abertas até 17/11

Home > TJBA promove a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa; inscrições abertas até 17/11 Voltar

TJBA promove a 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa; inscrições abertas até 17/11

14 de novembro de 2023 às 18:37

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove a abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, no próximo dia 20 de novembro. “Eu-mulher: fêmea-matriz e força-motriz contra violências institucionais. Em direção a um novo dia de intensa claridade, eu me levanto – mulheres contra o patriarcado estrutural” é o tema da palestra de início das atividades. 

O evento, que conta com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, acontece no dia 20 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório Desembargadora Only Silva, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PJBA.  

Aberta ao público, as inscrições para a palestra podem ser feitas até o dia 17 de novembro, por meio dos links abaixo: 

Magistrados e servidores 

Público externo 

Participam da palestra nomes como Germana Pinheiro, Doutora em Políticas Sociais e Cidadania; Elisângela Araújo, Secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia; Denice Santiago, Tenente-Coronela e Superintendente de Prevenção da Violência da Secretaria de Segurança Pública; Mabel Freitas, Pós-doutora em Educação; Thaíze de Carvalho, Advogada e Professora; Fernanda Lordelo, Secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador; e Lílian Azevedo, Procuradora Municipal. 

Promovida no TJBA por meio do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher, da Coordenadoria da Mulher e da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), a Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca concentrar o julgamento de processos que envolvem violência doméstica, além de trazer a importância da denúncia e do apoio para o debate. 

Semana da Justiça pela Paz em Casa – Tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A iniciativa acontece três vezes ao ano. A primeira em março, marcando o dia das mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.  

No âmbito do TJBA está à frente dos trabalhos a Desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher e do Fórum Permanente de Violência Contra a Mulher. 

Unicorp – Tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Diretor-Adjunto; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.    

Descrição da imagem: Imagem ilustrativa da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Fonte: Ascom