TJBA PRESTA HOMENAGEM E MUDA O NOME DA UNICORP PARA UNIVERSIDADE CORPORATIVA MINISTRO HERMES LIMA

Home > TJBA PRESTA HOMENAGEM E MUDA O NOME DA UNICORP PARA UNIVERSIDADE CORPORATIVA MINISTRO HERMES LIMA Voltar

TJBA PRESTA HOMENAGEM E MUDA O NOME DA UNICORP PARA UNIVERSIDADE CORPORATIVA MINISTRO HERMES LIMA

PUBLICADO EM: 20/10/2023 ÀS 09:25

 ATUALIZADO EM: 20/10/2023 ÀS 09:34

Em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores e autoridades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na manhã da quinta-feira (19), a Universidade Corporativa (Unicorp) passou a se chamar Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, uma homenagem póstuma ao Professor, Jornalista, Advogado baiano e Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na abertura da solenidade, o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, avaliou a iniciativa como “uma medida ímpar de fortalecimento e valorização da memória institucional de todo o Poder Judiciário”. O Presidente do Judiciário baiano reforçou a necessidade de combater o fenômeno do esquecimento coletivo e finalizou com um breve destaque aos marcos da biografia do homenageado.

“Celebramos um resgate histórico, propiciado pelas iniciativas do TJBA para a sociedade baiana. Isso por causa de uma atitude positiva do Presidente Nilson Soares Castelo Branco que tem velado pela memória do Poder Judiciário”, disse o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior. “É um resgate importante para que, em nível nacional, se conheça o que realmente representa o Tribunal mais antigo das Américas”.

A solenidade aconteceu no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Tribunal, e contou com a palestra “A vida e os caminhos do Ministro Hermes Lima”, conduzida pelo Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Roberto Rosas, Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e integrante da Ordem do Mérito Judiciário do TJBA.

TJBA presta homenagem e muda o nome da Unicorp para Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima

Veja a palestra na íntegra no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube 

“Aqui tem que se ressaltar essa atitude do Presidente Nilson Castelo Branco e do Desembargador Mário Albiani Júnior em trazer um nome expressivo da história brasileira para a Universidade Corporativa”, elogiou o Professor Roberto Rosas, antes de iniciar sua palestra sobre a celebridade homenageada. “Hermes Lima construiu sua vida e sua formação acadêmica na Bahia”.

“Hermes Lima é lembrado como defensor dos princípios democráticos e dos direitos individuais em um período tumultuado da história brasileira. Sua coragem para enfrentar o regime militar e sua contribuição para o desenvolvimento do sistema jurídico brasileiro o tornam uma figura histórica importante”, rememorou o Desembargador Albiani Júnior.

Ao final da palestra “A vida e os caminhos do Ministro Hermes Lima”, as autoridades se dirigiram às dependências da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima para descerrar a placa em homenagem ao saudoso Advogado.

TJBA presta homenagem e muda o nome da Unicorp para Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima

Durante o evento, o Desembargador Mário Albiani Júnior destacou que, em 2022, a Universidade disponibilizou 170 ações educacionais, oferecendo mais de 19 mil vagas e 3718 horas de aperfeiçoamento. No primeiro semestre de 2023, já foram oferecidas 172 capacitações, com mais de 13 mil vagas e 1349 horas de cursos.

Participaram da Mesa de Honra do evento, além dos já citados, a Procuradora de Justiça Elna Leite Ávila Rosa, representando a Procuradora-Geral de Justiça Norma Cavalcanti; o Desembargador aposentado Lourival Almeida Trindade, Ex-Presidente do TJBA; e o Desembargador aposentado e Ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Furtado.

Ministro Hermes Lima – Natural de Livramento de Brumado, na Bahia, Hermes Lima, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), além de suas funções como Professor, Jornalista e Advogado, ocupou os cargos de Primeiro-Ministro do Brasil e Ministro das Relações Exteriores. Sua trajetória política incluiu posições como Deputado Estadual e Deputado Federal. Ele, também, deixou um legado literário notável, com obras como “Introdução à Ciência do Direito” (1944), “Lições da Crise” (1954) e “O Construtor, o Crítico e o Reformador na Obra de Rui Barbosa” (1958).

Descrição da imagem: Professor Roberto Rosas palestrando no evento [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom