TJBA LANÇA CURSO DE FORMAÇÃO DO PROCESSO DE PAGAMENTO VOLTADO ÀS UNIDADES DO JUDICIÁRIO BAIANO

Home > TJBA LANÇA CURSO DE FORMAÇÃO DO PROCESSO DE PAGAMENTO VOLTADO ÀS UNIDADES DO JUDICIÁRIO BAIANO Voltar

TJBA LANÇA CURSO DE FORMAÇÃO DO PROCESSO DE PAGAMENTO VOLTADO ÀS UNIDADES DO JUDICIÁRIO BAIANO

PUBLICADO EM: 06/03/2023 ÀS 10:49

 ATUALIZADO EM: 06/03/2023 ÀS 10:53

Com foco no aprimoramento, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lançou o treinamento “Formação do Processo de Pagamento’’. O primeiro dia do evento encheu o Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Tribunal, tendo por objetivo a capacitação dos servidores das unidades judiciárias baianas, por meio de oficinas. A iniciativa busca estabelecer uma instrução processual clara, mediante a padronização na formação do processo de pagamento. E, assim, obter um mecanismo mais dinâmico e célere. 

O lançamento, que ocorreu na terça-feira (28), reuniu na Mesa de Abertura o Desembargador Presidente, Nilson Soares Castelo Branco; o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; o Secretário-Geral da Unicorp, Marcus Vinícius; e o Coordenador de Liquidação do TJBA, Carlos Valverde. 

O Chefe do Judiciário baiano, em seu discurso, rememorou as diretrizes da sua gestão e o resultado de uma delas: “O prêmio de 1º lugar de Transparência que obtivemos entre todos os Tribunais do país”, frisou. O Desembargador Presidente agradeceu essa conquista a todos e falou da importância do treinamento na continuidade desse caminho. “Fomentar a cultura do planejamento nas contratações assegura a celeridade das tramitações, a gestão de risco e o menor custo processual”. 

Para o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira, o insight para a iniciativa surgiu no momento em que conheceu o Manual de Procedimentos Internos, lançado no âmbito do Tribunal baiano. “Quando Valverde me apresentou esse manual da Coliq, eu lancei a ele um desafio: que fizéssemos um treinamento de modo a trabalhar o dia a dia de vocês”, disse fitando os presentes na plateia. 

Foi destacando o trabalho executado pela equipe de gestão do TJBA que o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, iniciou sua fala. “Não se realiza um evento como e

28-02-2023-Evento-COLIC-44-1024x768 TJBA lança curso de Formação do Processo de Pagamento voltado às unidades do Judiciário baiano

Apresentação do Coordenador de Liquidação, Carlos Valverde

 O Coordenador de Liquidação, Carlos Valverde, apresentou ao público, por meio de slides, as etapas do processo de pagamento e a relação técnica do servidor com cada um delas. Essas fases serão aprofundadas na prática durante as oficinas de capacitação. “Primeiro através de conteúdos específicos e depois sentaremos com as unidades para trabalhar as realidades de cada uma delas”, explicou. 

De forma a introduzir os assuntos pertinentes à matéria, a Controladora do Tribunal baiano, Fernanda Braga, fez a primeira exposição do tema “Controle Interno e a Nova Lei de Licitações”. 

 O Coordenador de Liquidação, Carlos Valverde, apresentou ao público, por meio de slides, as etapas do processo de pagamento e a relação técnica do servidor com cada um delas. Essas fases serão aprofundadas na prática durante as oficinas de capacitação. “Primeiro através de conteúdos específicos e depois sentaremos com as unidades para trabalhar as realidades de cada uma delas”, explicou. 

De forma a introduzir os assuntos pertinentes à matéria, a Controladora do Tribunal baiano, Fernanda Braga, fez a primeira exposição do tema “Controle Interno e a Nova Lei de Licitações”. 28-02-2023-Evento-COLIC-63-1024x768 TJBA lança curso de Formação do Processo de Pagamento voltado às unidades do Judiciário baiano

Fernanda Braga – Controladora do Tribunal baiano

Na quinta-feira (2), a capacitação trabalhou os temas “O papel do orçamento no processo de pagamento”; Decreto de pagamento e SGF; Adiantamentos; entre outros. Ministraram as aulas o Diretor da Programação Orçamento (DPO), Maurício Góes Dantas; a Diretora de Finanças (DFA), Joseli Passos e Edvaldo Almeida; a Coordenadora Eliana Lima, da Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira (Coorf); o Coordenador Sandoval Neto, da Coordenação de Contabilidade (Cotab); e o Coordenador de Liquidação, Carlos Valverdade, da Coordenação de Contabilidade (Cotab). 

O treinamento, com aulas expositivas, segue no dia 07 de março, das 9h às 11h. As oficinas serão realizadas de 09 de março a 04 de abril, conforme planejamento divulgado no Decreto Judiciário n.93, de 15 de fevereiro de 2023. A ação conta com o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp); da Coordenação de Liquidação; e da Secretaria de Administração do Tribunal baiano. 

Acompanhe a programação completa aqui.

Descrição da imagem: Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco na mesa de abertura com auditório cheio ao fundo. [fim da descrição] 

#Pracegover #Pratodosverem 

Saiba mais: 

ste, sem que o setor da Governança esteja em próspero amadurecimento”, destacou. De acordo com o Secretário, o fruto deste treinamento é certeiro, “porque quando padronizamos, facilitamos o controle”, pontuou. 

DECRETO JUDICIÁRIO CONVOCA SERVIDORES PARA PARTICIPAREM DO TREINAMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROCESSOS DE PAGAMENTO 

Imagens
Imagens
  • Fonte: Ascom