PUBLICADO EM: 18/05/2023 ÀS 09:48
ATUALIZADO EM: 18/05/2023 ÀS 09:49
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) – presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco -, promoveu o encerramento da terceira turma do curso de Gestão para a Prevenção e Combate de Condutas Assediosas e Discriminatórias. O evento foi voltado para gestores, diretores de secretarias e varas.
A aula de conclusão da turma, realizada no dia 10/05, contou com a participação da Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação no 2° Grau, Desembargadora Joanice Guimarães. Ela tratou sobre importância do comportamento do líder e gestor com seus liderados e explicou acerca do valor da Justiça Restaurativa na adoção de comportamentos mais saudáveis no ambiente de trabalho.
Cabe salientar que a Desembargadora Joanice Guimarães também é Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau.
Durante a capacitação, a Juíza Ana Barbuda, Presidente da Comissão de Assédio no 1° Grau, ministrou aulas tratando dos aspectos jurídicos do assédio moral, sexual e da discriminação. Segundo ela, dentre as perspectivas para essa capacitação, está a expansão para as comarcas do interior através do ensino a distância.
O Curso de Gestão para a Prevenção e Combate de Condutas Assediosas e Discriminatórias teve início no dia 10/05 e foi realizado pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e outras Formas de Discriminação de 1º e 2º Graus, em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA.
O plano anual de capacitações das referidas Comissões visa atender a Resolução n. 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Âmbito do Poder Judiciário, fomentando tribunais estaduais a adotarem medidas que suplantem o exercício abusivo do poder administrativo, caracterizado por ações persistentes e desproporcionais ao sujeito e que afetam as relações sociais e trabalhistas.
Unicorp – Tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.
Descrição da Imagem: Desembargadora Joanice Guimarães com os participantes do curso {Fim da descrição}.
#pracegover #paratodosverem