TJBA e Unicorp saem na frente e avançam na política afirmativa com curso para formar comissão de heteroidentificação

Home > TJBA e Unicorp saem na frente e avançam na política afirmativa com curso para formar comissão de heteroidentificação Voltar

TJBA e Unicorp saem na frente e avançam na política afirmativa com curso para formar comissão de heteroidentificação

07 de março de 2024

Promovido pela Unicorp, o “Curso de Formação para Comissão de Heteroidentificação”,encerrado na sexta-feira (1°/3), um dos primeiros realizados no País, atendeu com sucesso o disposto na Resolução 541 de 2023, do Conselho Nacional de Justiça.

A medidaregula o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos negros e de candidatas negras, nos editais de concursos do Poder Judiciário, para magistrados e servidores.

Com a capacitação, os integrantes da comissão, presidida pelo desembargador Lidivaldo Britto, estarão qualificados para atuar no 1º Exame Nacional da Magistratura, a ser realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em abril.

O Exame Nacional da Magistratura é destinado à habilitação de bacharéis em Direito com interesse em participar de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.  Por se tratar de um exame para habilitação, de caráter eliminatório e não classificatório, não implica o preenchimento de vagas ou concorrência. 

“Foram dois ricos encontros que trouxeram respostas precisas sobre esse tema atual de grande importância pois permite um acesso mais democrático aos tribunais brasileiros”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior.