TJBA CELEBRA O CENTENÁRIO DA MORTE DE RUY BARBOSA, COM HOMENAGENS E REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO

Home > TJBA CELEBRA O CENTENÁRIO DA MORTE DE RUY BARBOSA, COM HOMENAGENS E REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO Voltar

TJBA CELEBRA O CENTENÁRIO DA MORTE DE RUY BARBOSA, COM HOMENAGENS E REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO

 PUBLICADO EM: 24/02/2023 ÀS 11:11

 ATUALIZADO EM: 24/02/2023 ÀS 11:11

No primeiro dia do mês de março de 2023, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) exaltará a importância do Advogado, Político, Escritor, Jornalista e Diplomata Ruy Barbosa, com a celebração do centenário da sua morte. Autoridades dos três Poderes, além de civis e militares, estarão reunidos no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, para homenagens e colocação de flores na cripta, onde estão os restos mortais do Jurista e de sua esposa Maria Augusta.

A cerimônia acontecerá a partir das 20 horas e, na ocasião, será outorgada a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito. Dando continuidade às comemorações, nos dias 09 e 10 de março, o TJBA realizará o Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”. Serão dois dias de exposições, abordando 11 temas.

O evento, que acontecerá no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA (Centro Administrativo da Bahia), está com inscrições abertas para o público interno e externo. O acesso é gratuito e os estudantes receberão certificados.

Clique aqui para se inscrever – magistrados e servidores  

Clique aqui para se inscrever – público externo 

A abertura caberá ao Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a palestra de encerramento será proferida pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, destacando a importância da Democracia e da República. Especialistas e pesquisadores sobre a vida de Ruy discorrerão sobre as diversas facetas do Jurista baiano e seus principais feitos. Também ocorrerá o lançamento da terceira edição do livro ‘Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa’.

Clique aqui e confira a programação completa.  

O Seminário será promovido pela Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, presidida pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche.

“Diria que Ruy Barbosa é o maior dos brasileiros de todos os tempos. Ele é sempre citado nos julgamentos e relembrado pela sua vida profícua. Desde o Império, teve contribuição muito importante para o Brasil, sendo um dos pilares da República”, afirma o Desembargador Lidivaldo Reaiche.

O Magistrado destaca que o Poder Judiciário da Bahia reconhece esse momento simbólico e histórico do centenário da morte do Jurista e mantém vivo seu legado. No Fórum Ruy Barbosa, que tem preservadas as características originais de 1949, data da inauguração, os visitantes poderão acompanhar a sua Linha do Tempo, e, no Memorial Gérson Pereira dos Santos, conhecer documentos e pertences do homenageado.

Descrição da Imagem: Imagem ilustrativa de Ruy Barbosa com a frase “Centenário da Morte de Ruy Barbosa 1923-2023.” [fim da descrição].

#pracegover #paratodosverem

Fonte: Ascom