SUSTENTABILIDADE: CURSO PROMOVE DEBATE SOBRE GESTÃO CONSCIENTE

Home > SUSTENTABILIDADE: CURSO PROMOVE DEBATE SOBRE GESTÃO CONSCIENTE Voltar

SUSTENTABILIDADE: CURSO PROMOVE DEBATE SOBRE GESTÃO CONSCIENTE

Atento quanto a importância da adoção do Plano de Logística Sustentável como ferramenta de gestão administrativa, o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), promoveu, na última sexta-feira (10), o curso “Gestão Consciente, Administração Eficiente”. Reunidos na sala de convívio do edifício-sede da Corte, Magistrados e Servidores foram levados a refletir sobre as rotinas de trabalho e a necessidade da quebra de paradigmas.

“Nós estamos vivendo um outro momento da administração pública, e no mundo também. Um momento em que a gente tem que se preocupar muito com o amanhã. Estamos num ambiente público, vivendo um momento de restrição orçamentária muito grande, e se você não inovar, se você não mudar o seu paradigma, a administração pública vai parar”, ponderou a Assessora-Chefe da Assessoria de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa de Albuquerque Scartezini, responsável pela condução do curso.

Na oportunidade, a docente, que é especializada na implantação de programas socioambientais no Poder Público, consumo consciente e plano de logística sustentável, apresentou o conceito de desenvolvimento sustentável e os desafios na cultura organizacional. Trazendo situações do dia-a-dia, mostrou a importância de se desprender dos preconceitos, atentar-se às mudanças e repensar as atitudes.
“A gente já tem aí alguns exemplos de órgãos que estão se reinventando diante do quadro atual. Então, a inserção da sustentabilidade nas práticas do dia-a-dia da administração só tem o condão de trazer racionalidade, melhoria do gasto público, combate ao desperdício, enfim, só coisa boa”, defendeu a palestrante, fundadora do Grupo de Estudo Gestão Pública Sustentável (GPS) e membro do Grupo de Trabalho responsável pela Resolução CNJ nº 201/2015, que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável.

O curso “Gestão Consciente, Administração Eficiente” integra o rol de ações desenvolvidas pelo Núcleo Socioambiental do TJBA com vistas a fortalecer práticas sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário Estadual. Criado pelo Ato Conjunto nº 6, em conformidade à Resolução nº 201/2015 do CNJ, o Núcleo é atualmente coordenado pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho.

Fonte: Ascom