SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA ENTREVISTA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTO ESPECIAL

Home > SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA ENTREVISTA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTO ESPECIAL Voltar

SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA ENTREVISTA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTO ESPECIAL

Encerrou na sexta-feira (26), a primeira etapa do Curso de Capacitação em Técnicas Científicas para Entrevista Investigativa com Crianças e Adolescentes no Contexto do Depoimento Especial. A ação, iniciada na terça-feira (23), ocorreu na sede da Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia. Participaram do curso, servidores da capital e das Comarcas de Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas e Juazeiro.

A capacitação, promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a Unicorp, tem o escopo de formar uma equipe de facilitadores no âmbito do Tribunal de Justiça, que atuarão como facilitadores da técnica para outros servidores, em um momento posterior. A formação considera a demanda crescente de realização do depoimento especial nos moldes da Lei 13431, de 04 de abril de 2017 e da Resolução nº 12/2018 do TJBA.

A turma foi formada por dez servidores, da capital e do interior do estado, indicados por magistrados com atuação na área criminal e da infância e juventude. A Desembargadora Soraya Moradillo, responsável pela Coordenação da Infância e Juventude do TJBA, e a equipe técnica da Coordenadoria estão entre os participantes do curso. A Magistrada ressaltou os objetivos da capacitação.
A Professora Líliam Milnitsky Stein ministra a capacitação. Ela é Ph.D em Psicologia Cognitiva e pesquisadora na área da memória, com atuação na formação e treinamento de profissionais voltados para o campo de entrevistas com crianças e adolescentes testemunhas e vítimas de violência sexual. Direcionado especificamente para os servidores do TJBA, o curso foi organizado em duas etapas, com carga horária total de 44 horas. A segunda fase está prevista para acontecer nos dias 14 e 15 de agosto, quando será realizada a supervisão das entrevistas realizadas no período.

A Desembargadora Soraya Moradilllo pontuou sobre a importância da formação desses facilitadores.
A Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais e Coordenadora da Unicorp, cumprimentou os participantes da capacitação, em nome do Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, na terça-feira (23), e destacou a importância do curso.

Fonte: Ascom