SEMINÁRIO NO TJBA DEBATE TEMAS LIGADOS À OBESIDADE

Home > SEMINÁRIO NO TJBA DEBATE TEMAS LIGADOS À OBESIDADE Voltar

SEMINÁRIO NO TJBA DEBATE TEMAS LIGADOS À OBESIDADE

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sediou, na quinta-feira (05), o Seminário “Obesidade, Justiça e Dignidade”. A ação foi organizada pelo Coletivo de Pessoas com Obesidade do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA, unidade coordenada pela Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos.

Para conscientizar sobre a importância de prevenir e combater a obesidade, além de debater temas relacionados à prestação jurisdicional na saúde, o evento contou com palestras de profissionais da área da saúde e do direito durante todo o dia.

O seminário começou às 9h, com a participação do Desembargador Mário Albiani Júnior, representando o TJBA. Ele ressaltou a importância do evento, por “compartilhar um assunto de extrema importância para a sociedade, para a saúde pública e privada brasileira, que impacta o sistema de saúde e o funcionamento do Poder Judiciário, em razão de uma visão pouco voltada a empatia de entender que a obesidade não se trata de uma doença”, disse o Magistrado.
Também esteve presente a Coordenadora do Coletivo de Pessoas com Obesidade da Bahia, a Médica Nélia Almeida, que proferiu a palestra magna no turno da manhã. A programação incluiu ainda debates sobre a alimentação saudável, bem-estar e longevidade, com a Nutricionista e Professora da Uneb, Márcia Cristina Almeida Magalhães Oliveira; saúde e prestação jurisdicional, com a Juíza Marielza Brandão Franco; e vulnerabilidade do paciente com obesidade: reflexões ético-jurídicas, com a Professora, Advogada e Doutora em Bioética, Camila Vasconcelos.

O Coletivo surgiu há três anos com a finalidade de trazer visibilidade, representatividade e voz para as pessoas com obesidade, que sofrem com o preconceito e a exclusão social.

Confira como foi a abertura do evento.

Fonte: Ascom