Semana da Memória Promove Palestras Gestão em Justiça Restaurativa

Home > Semana da Memória Promove Palestras Gestão em Justiça Restaurativa Voltar

Semana da Memória Promove Palestras Gestão em Justiça Restaurativa

23 de abril de 2024

A Comissão de Memória do TJBA e a Unicorp promovem, nos dias 6 e 7 de maio, sempre às 10 horas, palestras com o antropólogo Antonio Risério e o jornalista Emiliano José. As apresentações integram a Semana da Memória do Poder Judiciário, de 6 a 10 maio, no Tribunal de Justiça da Bahia.

“Versando sobre a história da cidade do Salvador” será o tema tratado por Antonio Risério no dia 6, segunda-feira. O antropólogo e historiador é autor de “Carnaval Ijexá”, “Avant-Garde na Bahia”, “Uma História da Cidade da Bahia” e “Edgard Santos e a reinvenção da Bahia”, dentre outras obras.

No dia seguinte, 7, Emiliano José fala sobre “Ditadura militar: conhecer para não repetir”. O jornalista é autor de “Lamarca, o capitão da guerrilha” e “Imprensa e poder: ligações perigosas”. Foi deputado federal de 2007 a 2011, e de 2011 a 2015.

As inscrições podem ser realizadas até o 2 de maio, por meio dos links abaixo:

Magistrados e servidores: https://www.tjba.jus.br/seg/login?sistema=SIEC

Colaboradores e público externo: https://siec.tjba.jus.br/siec/cadastroVisitante

A ação, de iniciativa da Comissão Permanente de Gestão da Memória, presidida pelo desembargador Cássio Miranda, atende à Resolução número 316/2020, do CNJ, que instituiu o 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário e que, entre outras medidas, busca resgatar a história dos tribunais e de suas unidades. De 8 a 10 estarão expostas na Praça de Serviços e no Átrio do TJBA as exposições “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” e Minha Cidade, Minha História”.

“Serão duas aulas imperdíveis ministradas por intelectuais importantes da nossa sociedade, em mais um belo trabalho de resgate da nossa história promovido pela Comissão de Memória, tão bem conduzida pelo desembargador Cássio Miranda”, diz o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior.

Também apoiam o evento a Editora da Universidade Federal da Bahia; Editora da Universidade do Estado da Bahia; Editora Expoart; Instituto Flávia Abubakir; Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon; e a Assembleia Legislativa da Bahia.