PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE É DIVULGADA

Home > PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE É DIVULGADA Voltar

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FÓRUM SOBRE SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE É DIVULGADA

 PUBLICADO EM: 04/04/2022 ÀS 15:59

 ATUALIZADO EM: 04/04/2022 ÀS 15:59

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) sediará, no dias 11 e 12 de abril, o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe. Na oportunidade, renomados conferencistas do Brasil e do exterior se reunirão no auditório do edifício-sede do PJBA para debater temas relevantes com vistas ao aprimoramento da justiça criminal. A programação oficial do evento está disponível aqui.

Entre os participantes, estão os Diretores do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD), Douglas Durán Chavarría e Eugenio Raúl Zaffaroni, além de Ministros das Cortes Superiores, Desembargadores, Magistrados e autoridades nacionais e internacionais. 

O Fórum é realizado pelo PJBA em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD) – programa do ILANUD – e conta com o apoio da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) e do Banco Regional de Brasília (BRB), além da assistência institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Estabelecer melhor entendimento e cooperação internacional para a execução de políticas integradas que possibilitem reduzir o custo social, econômico e humano da desigualdade, do crime e da violência, a partir de uma visão com foco na ciência, na tecnologia, na inovação e nas oportunidades criadas pela educação, pelo esporte, pelo lazer e pelo crescimento econômico. Esse é o objetivo do evento, primeiro no Continente Americano a tratar do binômio segurança e desenvolvimento humano, em sintonia com os valores de governança multilateral da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU.

Ao longo dos dois dias, serão promovidas reflexões e debates para a criação de oportunidades e boas práticas de cidadania e formação ética-profissional de crianças e jovens que vivem na dura realidade das comunidades carentes do Brasil e da América Latina.  

Sob a presidência do Desembargador Nilson Castelo Branco, o PJBA considera fundamental a promoção de estratégias e políticas que resultem em práticas e abordagens bem-sucedidas de segurança pública, prevenção ao crime, aprimoramento da justiça, promoção dos direitos humanos que convirjam para os Objetivos do Milênio, estabelecidos no âmbito da ONU.  

A realização desse evento na capital baiana permitirá consolidar espaços e canais permanentes de diálogo multilateral, tendo a Justiça brasileira como referência na articulação e na construção dos temas do COPLAD.  

INSCRIÇÕES – Devido às medidas ainda vigentes no que tange à pandemia, a participação presencial será limitada a 130 vagas. Para garantir, entretanto, que todos os interessados possam acompanhar as exposições, o PJBA transmitirá o Fórum no seu canal na plataforma YouTube. Os interessados em participar, presencialmente ou de forma virtual, devem se inscrever via formulários específicos, disponíveis aqui. As vagas presenciais serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição.

Fonte: Ascom