PROGRAMA LEITURA SEM FRONTEIRAS: UNICORP E INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA INICIAM PARCERIA COM VISTAS À DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

Home > PROGRAMA LEITURA SEM FRONTEIRAS: UNICORP E INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA INICIAM PARCERIA COM VISTAS À DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Voltar

PROGRAMA LEITURA SEM FRONTEIRAS: UNICORP E INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA INICIAM PARCERIA COM VISTAS À DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

 PUBLICADO EM: 11/07/2022 ÀS 18:06

 ATUALIZADO EM: 11/07/2022 ÀS 18:06

Atento ao novo papel institucional do Judiciário, de também contribuir na formação de políticas públicas estruturantes, o Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Mário Albiani Júnior, recebeu, na manhã da última sexta-feira (8), o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), Joaci Fonseca de Góes, para tratar sobre a implementação, no âmbito do PJBA, do programa “Leitura sem Fronteiras”.  

Uma inciativa do IGHB, o programa busca instituir bibliotecas em diversos espaços, com acervos variáveis. A ideia é que o participante retire o livro, deixando sempre outro no lugar, para garantir a rotatividade. Caso não disponha de um exemplar, deve devolver aquele retirado, após concluir a leitura.  

“Eu considero que este encontro com o Desembargador Mário Albiani e sua equipe representa um passo gigantesco no sentido de promovermos a leitura no Estado da Bahia, garantindo, assim, uma difusão de conhecimentos que se distribuam por todos os setores da sociedade baiana […]. O prestígio do Poder Judiciário da Bahia, como a mais antiga instituição judiciária das Américas vai, portanto, agregar muito valor a esse programa”, afirmou o Presidente do IGHB. 

Conforme destacou o Diretor-Geral da Unicorp, esse é o início de uma parceria cujo intuito é contemplar, posteriormente, novos projetos de interesse social. “Essa iniciativa que hora se inicia, e que pode ser o início de muitas outras, ela permite uma abertura grande do Poder Judiciário com a sociedade e leva o Judiciário a dar sua efetiva contribuição social”, disse o Desembargador Mário Albiani Júnior, fazendo questão de enfatizar as diretrizes do Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco.  

“O Judiciário, hoje na pessoa do nosso presidente Nilson Soares Castelo Branco, tem feito um trabalho belíssimo, e essa abertura tem sido fomentada pela presidência do Tribunal. Por isso, a Unicorp tem trabalhado dentro dos seus princípios estatutários, dentro das suas atribuições, para tornar efetivo esse novo papel institucional do Judiciário, de também contribuir na formação de políticas públicas estruturantes, que vão, também, trazer para o Judiciário uma agenda positiva e até a diminuição da judicialização, no momento em que você também participa da sociedade ajudando no investimento em educação”, pontuou o Desembargador Mário Albini. 

Diretor-Geral da Unicorp durante o biênio 2020-2022, o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, atual Presidente do PJBA, sempre defendeu a construção de pontes com a sociedade. Para ele, a parceria entre o PJBA e o IGHB ratifica o que postulou ao longo da sua gestão à frente da Universidade: ações educativas plurais, transversais e democráticas. 

“Não sei se alguém hoje, na Bahia, acumula tantos conhecimentos plurais e diversificados, e visão crítica como Joaci Góes. É um verdadeiro polímata, e que honra o nosso estado, tendo contribuído como biógrafo de baianos ilustres”, afirmou o Desembargador Presidente.   

Descrição da imagem: Joaci Goes, Desembargador Mário Albiani e outros representantes da Unicorp sentados, em volta de uma mesa redonda, em reunião [fim da descrição]

#pracegover #pratodosverem

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom