PRESIDENTE ELEITO DO PJBA RECEBE VISITA DA DIRETORIA DA OAB-BA

Home > PRESIDENTE ELEITO DO PJBA RECEBE VISITA DA DIRETORIA DA OAB-BA Voltar

PRESIDENTE ELEITO DO PJBA RECEBE VISITA DA DIRETORIA DA OAB-BA

Em mais uma demonstração de fortalecimento do diálogo institucional entre o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB-BA), o Desembargador Nilson Castelo Branco, eleito presidente da Corte baiana para o biênio 2022-2024, recebeu a visita da nova Presidente da OAB-BA, Daniela Borges, primeira mulher a ocupar a presidência da seccional.

O encontro ocorreu na última segunda-feira (10) e contou com a presença da Vice-Presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel, e do Tesoureiro, Hermes Hilarião. Também estiveram presentes alguns integrantes da Comissão de Transição do PJBA, os juízes Ícaro Almeida Matos e Sadraque Oliveira Rios, o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, e a Secretária-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp), Tuany Silva Andrade.

Na oportunidade, o Desembargador Nilson Castelo Branco e seus convidados passearam pelas instalações do PJBA, incluindo a sala da OAB-BA situada no Tribunal, e aproveitaram para visitar a Unicorp, da qual o Desembargador é o atual Diretor-Geral.

A visita, realizada em retribuição àquela feita pelo presidente eleito do PJBA à OAB-BA, no mês de dezembro, na qual esteve acompanhado dos Desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, eleitos, respectivamente, Corregedor-Geral e Corregedor das Comarcas do Interior, rendeu momentos de descontração, mas foi marcada, sobretudo, pela abordagem de assuntos de extrema relevância. Entre os temas tratados estão o planejamento para o biênio 2022-2024, especialmente no que diz respeito às medidas que precisam ser adotadas no que tange ao depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de situação de violência.

“Esse é o início de um diálogo (…) Estamos aqui, já em processo de integração, para que tenhamos uma advocacia participativa e um Poder Judiciário democrático”, afirmou o Desembargador Nilson Castelo Branco, que, na ocasião, fez questão de rememorar a sua atuação como advogado, antes de integrar o Tribunal baiano, pelo quinto constitucional.

Sobre a melhoria do sistema judiciário, a Presidente da OAB-BA igualmente reforçou a importância da integração entre as instituições. “É algo que virá com a colaboração e atuação conjunta de todas as entidades que integram o sistema de justiça; e a OAB tem esse compromisso de poder construir, no mandato do presidente Nilson, nos próximos dois anos, essa relação de cooperação para que a gente possa atuar por uma justiça melhor no nosso Estado”, asseverou Daniela.

No mesmo sentido, a Vice-Presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel, e o Tesoureiro, Hermes Hilarião, falaram sobre a expectativa para o biênio e a importância do encontro realizado. “Essa recepção hoje, sem dúvida, nos mostrou que esse diálogo será possível, que essa convivência será harmoniosa, que essa convivência, sobretudo, será para um interesse comum, que é o da sociedade, do jurisdicionado”, disse Christianne. “Esse diálogo é de suma importância para construirmos uma justiça mais efetiva, mais célere, que atenda aos anseios da sociedade baiana”, salientou Hermes.

A nova diretoria da OAB-BA foi empossada no dia 1º de janeiro. A posse solene acontecerá no dia 20 de janeiro, no Centro de Convenções de Salvador.

Já a posse da nova Mesa Diretora do PJBA ocorrerá no dia 4 de fevereiro, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. Além do Desembargador Nilson Castelo Branco, tomarão posse os Desembargadores Gardênia Pereira Duarte (1ª Vice-Presidência); Márcia Borges Faria (2ª Vice-Presidência); José Edivaldo Rocha Rotondano (Corregedoria Geral da Justiça); e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior (Corregedoria das Comarcas do Interior).

Fonte: Ascom