PRESIDENTE DO TJBA REALIZA ABERTURA DO SEMINÁRIO “RUY BARBOSA, DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, UMA VIDA DEDICADA À NAÇÃO”

Home > PRESIDENTE DO TJBA REALIZA ABERTURA DO SEMINÁRIO “RUY BARBOSA, DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, UMA VIDA DEDICADA À NAÇÃO” Voltar

PRESIDENTE DO TJBA REALIZA ABERTURA DO SEMINÁRIO “RUY BARBOSA, DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, UMA VIDA DEDICADA À NAÇÃO”

 PUBLICADO EM: 10/03/2023 ÀS 08:33

 ATUALIZADO EM: 10/03/2023 ÀS 14:09


O seminário integra a programação especial promovida pelo TJBA para homenagear o Centenário da Morte de Ruy Barbosa. Realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, com transmissão ao vivo no Youtube, o evento segue até sexta-feira (10). 

Veja a cerimônia de abertura e o 1º dia de palestras no Youtube do PJBA 

“Neste Seminário, serão apresentadas importantes palestras que evidenciarão a influência de Ruy Barbosa no Direito brasileiro, em seus mais variados ramos. Aproveitem este momento de reflexão e homenagem a uma das personalidades mais importantes da história do Brasil”, afirmou o Chefe do Poder Judiciário baiano.  

A solenidade de abertura contou com os Hinos do Brasil e da Bahia tocados pelo Clarinetista Subtenente PM Moisés Maia. Além disso, foram exibidos dois vídeos: um sobre o Colégio Ruy Barbosa, em Varsóvia, Polônia; e outro com recortes do evento realizado pelo Tribunal baiano no Fórum Ruy Barbosa, no dia 1º de março de 2023, em celebração ao Centenário de Morte do Jurista.   

O Superintendente de Depósitos Jurídicos do BRB, Thiago Silva Cavalcante, discorreu sobre a passagem de Ruy Barbosa pelo Ministério da Fazenda, em 1889.  “É uma honra estar aqui presente e falar em memória de um dos maiores brasileiros da história do nosso país”, pontuou. Na ocasião, destacou, também, a parceria entre o BRB e o TJBA, além dos vários serviços oferecidos pelo Banco. 

09-03-2023-Seminario-Ruy-Barbosa-Do-Imperio-a-Republica-BY-FELIX-171-1-1024x683 Presidente do TJBA realiza abertura do Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”

Em seguida, a Desembargadora Maria de Lourdes Medauar e o Professor Edvaldo Brito tomaram o palco para ministrar o primeiro painel temático “Ruy e a Bahia”. Ainda na mesma tarde, ocorreram as palestras: “Ruy Advogado”, com Antônio Menezes Filho e Roberto Rosas; “Ruy e o Foro Baiano”, com os Desembargadores Maria da Purificação da Silva e Lidivaldo Reaiche; e “Ruy Político”, com Daniela Borges e Luiz Viana Queiroz. 

Seminario-Ruy-Barbosa-3 Presidente do TJBA realiza abertura do Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”

Vale ressaltar que a palestra de encerramento do evento “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação” será proferida pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (10). Na ocasião, a Ministra será agraciada com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa. 

Compuseram a Mesa de Honra do evento o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa, Desembargador Lidivaldo Reaiche Brito; o Procurador-Adjunto do Ministério Público da Bahia, Paulo Marcelo Costa, representando a Procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica; o Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional da Bahia, Vicente Buratto, representando o Presidente do TRE-BA, Desembargador Roberto Frank; o Procurador Jamil Neto, representando a Procuradora Bárbara Camardelli; o Presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Marcus Presídio; a Defensora Pública Carla Magalhães, representando a Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (subseção Bahia), Daniela Borges; o Vice-Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Francisco Neto, representando o Presidente Conselheiro Plínio Carneiro; o Procurador-Geral da Câmara Municipal de Salvador, Marcos Vinícius Leal Gonçalves; e o Superintendente de Depósitos Jurídicos do BRB, Thiago Silva Cavalcanti, representando o Presidente Paulo Henrique Costa.  

Celebrações do Centenário de Morte  

Na quarta-feira, dia 1º de março de 2023, membros da sociedade civil, autoridades dos três poderes e convidados diplomáticos se reuniram no Fórum Ruy Barbosa para homenagear o aniversário de 100 anos de morte do célebre Jurista, em solenidade promovida pelo TJBA. Como parte da programação, o Professor Edvaldo Brito foi homenageado com a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa e o TJBA lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”.  

Saiba mais 

 Descrição da imagem: Mesa de Honra do evento e plateia ao fundo. [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem  

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags