PRESIDENTE DO TJBA E DIRETOR-GERAL DA UNICORP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA COM A UPB

Home > PRESIDENTE DO TJBA E DIRETOR-GERAL DA UNICORP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA COM A UPB Voltar

PRESIDENTE DO TJBA E DIRETOR-GERAL DA UNICORP ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA COM A UPB

PUBLICADO EM: 05/09/2023 ÀS 12:11

 ATUALIZADO EM: 11/09/2023 ÀS 08:32

Visando ao intercâmbio de conhecimentos, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e o Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp), Desembargador Mário Albiani Júnior, assinaram um Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica com a União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta segunda-feira (4).

A UPB é uma associação civil, sem fins lucrativos, com caráter federativo, sem vínculo partidário, fundada em 13 de agosto de 1964, com atribuições na defesa dos interesses dos 417 Municípios baianos. A instituição presta apoio técnico e especializado aos Prefeitos nas diversas áreas da gestão pública e tem espaço de diálogo com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Presidente do TJBA e Diretor-Geral da Unicorp assinam Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica com a UPB

“O Município é a realidade mais viva da Federação, pois, antes de existirem a União e o Estado-membro, existe o Município. A UPB tem representatividade em todos os municípios da Bahia e, no cenário nacional, assume o protagonismo de ser uma das maiores e mais conceituadas associações municipalistas estaduais”, declarou o Presidente do TJBA, Nilson Soares Castelo Branco, durante o evento, ao lado do Presidente da UPB, José Henrique Silva Tigre, que elogiou a gestão do Chefe do Judiciário baiano. “Este momento, aqui, é ímpar na Justiça, pela grandeza que o Tribunal baiano exerce em todo o Estado”, completou. O Presidente Nilson, ainda, acrescentou dirigindo-se ao Presidente da UPB: “Fiquei feliz quando soube que, na entrada da UPB, existe uma frase de Ruy Barbosa externando a importância do Município, pois, sempre que vou ao interior receber Títulos de Cidadão e inaugurar Fóruns, Salas Passivas, Salas de Depoimento Especial, Cejusc e Pontos Digitais, termino meus pronunciamentos com a seguinte frase ‘menos Brasília e mais Brasil’. Se o Município é forte, a União entre eles é mais ainda”.

O Acordo objetiva a formação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica do quadro de pessoal, bem como o desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum aos partícipes.

“Um ato de extrema importância. A demonstração efetiva da abertura do Judiciário para a sociedade. Isso é fundamental, porque não se constrói nada sem cooperação, sem colaboração. A melhoria da prestação jurisdicional perpassa pela realidade local e por conhecer, também, a sociedade e do que ela realmente necessita. O nosso Presidente não tem medido esforços de levar a Justiça para toda a Bahia”, disse o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior, que externou, na oportunidade, a importância de estabelecer colaborações, o que produz o engajamento necessário, para que a instituição funcione e cumpra o seu propósito. 

Presidente do TJBA e Diretor-Geral da Unicorp assinam Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica com a UPB

Os Desembargadores Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro e José Soares Ferreira Aras Neto, Vice-Diretor da Unicorp, também estiveram presentes no momento da assinatura. Eles reforçaram a importância fundamental da colaboração, por meio da qual se estabelecem bases gerais para a cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, bem como a difusão de conhecimentos, informações e experiências, entre os participantes do acordo.

O Desembargador José Aras manifestou os agradecimentos pela concretização da parceria. “Sou grato pela oportunidade. Sou grato ao nosso Presidente, à Unicorp, por viabilizar essa interlocução entre a UPB e o Tribunal da Bahia. E não posso deixar de registrar a importância fundamental do Desembargador Cafezeiro que, dentre várias atribuições do Tribunal, preside, também, o Núcleo de Precatório que tem como tema central as questões do município”.

Participaram do encontro, além dos citados, a Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais II, Juíza Rita Ramos; o Assessor Especial da Presidência I, Juiz Ícaro Almeida Matos; e o Procurador Jurídico da UPB, Luciano Sepúlveda.

A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.

Descrição da imagem: autoridades reunidas durante a assinatura do Acordo [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria

Fonte: Ascom