PRESIDENTE DO TJBA E DESEMBARGADOR GEDER PARTICIPAM DE REUNIÃO NO TJRJ PARA ORGANIZAÇÃO DE DOIS EVENTOS INTERNACIONAIS DA ONU 

Home > PRESIDENTE DO TJBA E DESEMBARGADOR GEDER PARTICIPAM DE REUNIÃO NO TJRJ PARA ORGANIZAÇÃO DE DOIS EVENTOS INTERNACIONAIS DA ONU  Voltar

PRESIDENTE DO TJBA E DESEMBARGADOR GEDER PARTICIPAM DE REUNIÃO NO TJRJ PARA ORGANIZAÇÃO DE DOIS EVENTOS INTERNACIONAIS DA ONU 

PUBLICADO EM: 20/04/2023 ÀS 08:38

 ATUALIZADO EM: 20/04/2023 ÀS 09:00

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e o Desembargador do TJBA, Geder Luiz Rocha Gomes, membro efetivo do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), participaram de reunião preparatória para dois grandes eventos de âmbito internacional, que acontecerão no Rio de Janeiro. Trata-se do Colóquio da Fundação Internacional Penal e Penitenciária (FIPP), com sede em Berna, na Suíça, e do Fórum do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), do Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD - ONU), com sede em San José, Costa Rica.  

O encontro aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na segunda-feira (17/04). Teve o objetivo de organizar a programação do Colóquio e de definir as pautas sobre o Fórum, o qual será sediado pelo TJRJ em abril de 2024. 

Presidente do TJBA e Desembargador Geder participam de reunião no TJRJ para organização de dois eventos internacionais da ONU 

O Presidente do TJBA e o Desembargador Geder Gomes participaram, também, da primeira reunião preparatória para esses eventos, realizada na Escola de Magistratura do TJRJ (Emerj), no segundo semestre do ano passado. A presença dos dois Magistrados baianos decorre do êxito alcançado pelo TJBA na realização do Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, nos dias 11 e 12 de abril de 2022. Diante disso, abre-se a perspectiva da implementação de campus de uma Universidade da Organização das Nações Unidas (ONU), em Salvador.   

O Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou da abertura da reunião dessa semana e reafirmou o comprometimento do Tribunal carioca em oferecer todos os meios para a realização do Colóquio, que ocorre a cada dois anos.  Representantes de vários estados estiveram presentes com o objetivo de promover um alinhamento conjunto voltado à realização dos eventos que acontecerão no Tribunal Pleno no TJRJ, nos dias 15 e 16 de abril de 2024, além do projeto para implementação no Rio de Janeiro de um campus da Universidade da ONU.   

A reunião foi presidida pela Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, Coordenadora regional do COPLAD. Ficou decidido que autoridades nacionais e internacionais serão convidadas para o evento, assim como os debatedores.

Presidente do TJBA e Desembargador Geder participam de reunião no TJRJ para organização de dois eventos internacionais da ONU 

Serão apresentados a toda comunidade internacional temas relevantes de cunho social, como o projeto desenvolvido pelo TJRJ Justiça Itinerante, que leva cidadania a milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, em presídios, comunidades carentes, pessoas em situação de rua, entre outros. Entre os membros da reunião preparatória, ficou acertado que será programada uma visita ao Complexo da Maré e ao Projeto Justiça Itinerante, cuja sede é na Fiocruz e atende a todas as comunidades do entorno do complexo de favelas.   

Entre os convidados definidos para o evento, estão os Ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).     

A 2ª Vice-Presidente do TJRJ, Suely Lopes Magalhães, e o Professor Edmundo Oliveira, Coordenador do Coplad/Ilanud no Brasil, participaram da mesa organizadora do evento.  O grupo volta a se reunir no dia 9 de outubro para dar continuidade aos preparativos do Colóquio e do Fórum. O encontro ocorrerá, novamente, no Tribunal de Justiça do Rio.     

Clique neste link para acessar mais imagens do encontro.   

Saiba mais 

Descrição da Imagem: Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e o Desembargador Geder Luiz Rocha Gomes em mesa de reunião com demais autoridades [fim da descrição].  

#pracegover #paratodosverem 

Imagens
Imagens

Fonte: Ascom