PRESIDENTE DO PJBA VISITA PJPE PARA CONHECER INICIATIVAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÔS DE AUTOMAÇÃO DE ATOS CARTORÁRIOS

Home > PRESIDENTE DO PJBA VISITA PJPE PARA CONHECER INICIATIVAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÔS DE AUTOMAÇÃO DE ATOS CARTORÁRIOS Voltar

PRESIDENTE DO PJBA VISITA PJPE PARA CONHECER INICIATIVAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÔS DE AUTOMAÇÃO DE ATOS CARTORÁRIOS

 PUBLICADO EM: 06/04/2023 ÀS 23:21

 ATUALIZADO EM: 10/04/2023 ÀS 09:12

Na última segunda-feira, dia 03 de abril, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi recebido calorosamente no Estado de Pernambuco e almoçou no Restaurante Leite, a convite dos Desembargadores Federais do Tribunal da 5ª Região, oportunidade em que se encontrou com os Ministros Ribeiro Dantas e Humberto Martins, antes da posse do Desembargador Federal Fernando Braga Damasceno e a mesa diretora, marcada para 17:00h.

O Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, continuou na capital pernambucana com uma agenda extensa e realizou, na terça-feira (4/4/2023), visita institucional ao Poder Judiciário de Pernambuco, com o fim de prospectar iniciativas inovadoras que possam ser importadas para a Bahia, através de Termo de Cooperação entre as Cortes.

Presidente do PJBA visita PJPE para conhecer iniciativas de inteligência artificial e robôs de automação de atos cartorários

Na oportunidade, o Desembargador Nilson Castelo Branco foi recepcionado pelo Presidente do PJPE, Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, pelo Diretor da Escola Judicial (ESMAPE), Des. Francisco Bandeira de Mello, pelo Ouvidor, Des. Eduardo Sertório, pelo Juiz José Faustino Macedo, coordenador do Instituto de Inovação, além da Secretária de TIC, Juliana Neiva e do servidor Raphael D’ Castro.

Durante a imersão, os representantes do PJBA puderam conhecer toda a estrutura da ESMAPE, notadamente o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas – IDEIAS, incubadora de ideias e as salas do Laboratório de Inovação, projetadas com design disruptivo para fomentar a efervescência de novas propostas.

Foi apresentado Robô Expedito, cuja função é promover a automação de 21 (vinte e uma) tarefas cartorárias em unidades criminais, a exemplo do envio de ofícios ao TRE.

Os representantes do PJBA também conheceram o Robô Bastião, cuja finalidade é ajudar a combater a proliferação de demandas predatórias.

Além de conhecer ações inovadoras, a visita serviu para troca de experiências no que tange aos desafios enfrentados por ambas as Cortes com o PJE. Ficaram agendadas duas reuniões telepresenciais entre as equipes técnicas dos Tribunais, para aprofundar as discussões.


Na oportunidade, considerando que o TJBA possui tecnologias complementares aos robôs do TJPE, a equipe da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) se interessou em conhecer o Robô que automatiza minutas de execução fiscal no PJe, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Inteligência do Poder Judiciário do Estado da Bahia (LABJUS), e o Robô desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Automações Inteligentes (IAJUS) da Coordenação dos Juizados Especiais (COJE), que analisa as petições iniciais dos processos de relações de consumo e define o tema, realizando posterior etiquetagem para possibilitar o julgamento temático.

Descrição da imagem: Desembargador Nilson Castelo Branco foi recepcionado pelo Presidente do PJPE, Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo {Fim da descrição}.

#Pratodosverem #pracegover 

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens
Imagens