PODER JUDICIÁRIO EM DESTAQUE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA FOMENTA POLÍTICAS ESTRUTURANTES DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO NO ANO DE 2022

Home > PODER JUDICIÁRIO EM DESTAQUE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA FOMENTA POLÍTICAS ESTRUTURANTES DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO NO ANO DE 2022 Voltar

PODER JUDICIÁRIO EM DESTAQUE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA FOMENTA POLÍTICAS ESTRUTURANTES DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO NO ANO DE 2022

PUBLICADO EM: 11/01/2023 ÀS 14:36

 ATUALIZADO EM: 17/01/2023 ÀS 08:36

Comprometida com o aperfeiçoamento continuado dos integrantes do Judiciário, a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (UNICORP-TJBA) realizou 172 ações de capacitação em 2022, totalizando 3.735 horas de treinamento. Ao longo do ano, foram ofertadas 19.666 vagas em cursos para magistrados, servidores e público externo.

Valores como inovação, fomento à pesquisa científica, disseminação do conhecimento técnico especializado e cooperação interinstitucional marcaram as ações promovidas pela UNICORP no ano de 2022. Dentre as conquistas alçadas, destaca-se a inclusão permanente de 20 novas capacitações autoinstrucionais, voltadas a servidores recém-ingressos no portal do Tribunal de Justiça, na aba: “Servidores – Formação e Aperfeiçoamento”. O site, atualmente, disponibiliza 33 cursos preparatórios desse tipo.

O primado pela eficiência resultou, também, no cadastro de 13 novos professores no Banco de Docentes (BDOC) da instituição. Atualmente, a plataforma conta com 96 docentes cadastrados e ativos para ministrarem cursos de capacitação, mediante instrutoria interna.

Na Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do TJBA, a UNICORP, também, aprovou o Projeto Estratégico, com vistas a adquirir um Sistema Integrado para a sua Gestão Educacional. O investimento visa à obtenção de um produto adequado e eficiente, a fim de gerenciar as suas atividades administrativas e pedagógicas. O projeto está, atualmente, em fase de implantação de processo licitatório.

A Universidade, ainda, promoveu uma reestruturação acadêmica, mediante a Resolução nº 27, de 07 de dezembro de 2022, tendo sido autorizada a instituição da Comissão de Tecnologia de Apoio Educacional; da Comissão de Estudos, Pesquisa e Apoio à Gestão do Conhecimento; da Comissão Científica; da Comissão de Direito Internacional e Relações Internacionais; e dos Fóruns Permanentes que integrarão a estrutura interna da UNICORP.

A Comissão de Direito Internacional e Relações Internacionais, primeira a ter seus membros designados, será presidida pelo Desembargador Geder Luiz Rocha Gomes, sendo a Vice-Presidente a Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, nos termos da Portaria nº 22, de 16 de dezembro de 2022, publicada no DJE do dia 19 de dezembro de 2022.

O sucesso das ações desenvolvidas pela Universidade Corporativa deve-se ao apoio incondicional que a gestão do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco tem dado à disseminação do conhecimento jurídico, quebrando paradigmas na oferta de ações educacionais cada vez mais plurais, tendo como norte a formação continuada de magistrados e servidores, visando à melhor entrega da prestação jurisdicional e à excelência no atendimento ao cidadão.

Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da UNICORP, juntamente com o Desembargador José Aras, Vice-Diretor, com o Juiz Coordenador-Geral da Escola, Paulo Roberto Santos de Oliveira, e com o Servidor Marcus Vinícius Fernandes, Secretário-Geral.

Descrição da imagem: Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao lado do Diretor-Geral da Universidade Corporativa Desembargador Mário Albiani Júnior na sede da Unicorp [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem

Fonte: Ascom