PJBA PROMOVE WEBINÁRIO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES NO PRÓXIMO DIA 13/10; INSCREVA-SE

Home > PJBA PROMOVE WEBINÁRIO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES NO PRÓXIMO DIA 13/10; INSCREVA-SE Voltar

PJBA PROMOVE WEBINÁRIO SOBRE LINGUAGEM SIMPLES NO PRÓXIMO DIA 13/10; INSCREVA-SE

 PUBLICADO EM: 05/10/2022 ÀS 16:15

 ATUALIZADO EM: 05/10/2022 ÀS 16:15

Linguagem Simples é o assunto abordado no webinário que ocorre no próximo dia 13/10, às 13h30, no auditório do prédio principal do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), situado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Realizam a abertura do evento, o Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição. 

O Webinário será transmitido pelo canal do PJBA no YouTube. Magistrados, servidores e demais interessados devem se inscrever, por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec), até o dia 13/10, antes do início do evento. Os participantes ganharão um certificado de 2 horas/aula.  

Inscrições – magistrados e servidores

Inscrições – Público externo

No primeiro painel, o palestrante Flávio Avelino Novaes traçará um panorama sobre o fortalecimento da relação institucional entre o Poder Judiciário e a sociedade, por meio da Linguagem Simples. Já na segunda palestra, a debatedora Adelyse Morais Lopes explicará o que é Linguagem Simples e discorrerá sobre projeto do Laboratório de Inovação AURORA, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Por fim, Kelle Catiane Nascimento Pereira abordará a importância da coesão e da coerência no processo de construção da Linguagem Simples. 

O evento é promovido pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, por intermédio da Diretoria de Primeiro Grau, em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp). 

Destaca-se que a implementação da Linguagem Simples no PJBA tem o objetivo de aperfeiçoar a relação do Poder Judiciário com a sociedade, principalmente na implementação de estratégias de comunicação processual acessíveis e efetivas, com a utilização de recursos visuais e em linguagem de fácil compreensão. 

O PJBA aderiu à efetivação do projeto, inicialmente, com a instituição de Grupo de Trabalho para a implementação do uso da Linguagem Simples e Direito Visual, designado através do Decreto Judiciário n. 594/2022, a fim de realizar estudos com objetivo de elaborar um plano para colocar em prática o programa da Linguagem Simples e Direito Visual nos atos processuais de comunicação ao jurisdicionado. 

O referido Grupo de Trabalho é presidido pela Coordenadora do 1º Grau e integrado por representantes da Presidência, Corregedorias, Diretoria de Primeiro Grau, Laboratório de Inovação e Inteligência (LABJUS), Assessoria de Comunicação Social, além de Oficiais de Justiça.   

Confira o minicurrículo dos palestrantes:  

Kelle Catiane: graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal); especialista em Gramática e Textos pela Universidade Salvador (Unifacs); ministrante de Cursos Linguísticos do Ministério Público da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA); Kelly Catiane é professora de Cursos Preparatórios para Concursos Públicos; mentora do Método KC de Gramática e Redação; revisora de Textos Acadêmicos e Jurídicos; e Servidora Pública na função de Assessora Linguística da Presidência do PJBA.  

Flávio Novaes: jornalista e pesquisador; mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra (2020); bacharel em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997). Flávio é vencedor do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com o livro Bahia: um olhar da Justiça (2019); assessor de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2014-2018); vencedor do Grande Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo Impresso em 2002 com a reportagem Guerra Esquecida; e foi repórter e editor de diversos jornais em Salvador nos anos 1990 e 2000. 

Adelyse Morais Lopes: formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduações em Cinema e em Direito Público. Atuou em redação publicitária na iniciativa privada; já no serviço público, Adelyse atuou em assessoria de comunicação e, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, integrou equipes de cartório cível e de recursos humanos. Participou da criação e implantação do Laboratório de Inovação Aurora, setor que integra no momento. Tem formação em design thinking, métodos ágeis, webwriting, linguagem simples, legal design e visual law (direito visual), gestão da inovação no judiciário, desenho instrucional e comunicação escrita. 

Descrição da imagem: {fim da descrição} 

#pratodosverem #pracegover  

Fonte: Ascom