PJBA INAUGURA O LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELADIO LECEY

Home > PJBA INAUGURA O LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELADIO LECEY Voltar

PJBA INAUGURA O LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELADIO LECEY

O Laboratório de Português Jurídico Desembargador Eladio Lecey, vinculado à Universidade Corporativa (UNICORP) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), está instalado na sede da UNICORP, no Anexo 2 do prédio sede do PJBA (Centro Administrativo da Bahia – CAB). Na tarde desta quinta-feira (27), uma solenidade com a presença do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, marcou a inauguração do espaço.

Junto ao Diretor-Geral da UNICORP, Desembargador Nilson Castelo Branco, ao Vice-Diretor da UNICORP, Desembargador José Aras Neto, e ao Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, o Desembargador Presidente descerrou a placa de inauguração. O Decreto Judiciário nº 675, de 28 de outubro de 2021, instituiu o laboratório.

A Coordenadora-Geral da UNICORP, Juíza Rita Ramos, apresentou as instalações para os presentes, destacou a importância do laboratório para o Poder Judiciário local e nacional, e falou sobre a homenagem realizada para o Desembargador Eladio Lecey, que faleceu em setembro de 2021.  O Magistrado é considerado personalidade fundadora da educação judicial no Brasil, contribuindo para o fomento e o fortalecimento das Escolas Judiciais do país.

A Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho; o Secretário Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a Secretária Geral da UNICORP, Tuany Silva Andrade; o Juiz Sadraque Rios; a Desembargadora Federal do Trabalho Suzane Faillace Castelo Branco; e a Professora de Português e Redação, Kelle Catiane estavam entre os presentes.

A Professora de Português, que já ensinou no Ministério Público e na Procuradoria Geral de Justiça, ressaltou a importância do Laboratório e das atividades a serem desenvolvidas.

O Laboratório de Português tem o objetivo de aperfeiçoar a escrita forense usada por magistrados e servidores, valorizar o conhecimento do português e tornar o Tribunal um modelo de excelência na composição de textos. A unidade foi pensada como forma de prestigiar o atual Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, em face de sua preocupação, zelo e especial apreço pelo uso correto da língua portuguesa.

A UNICORP atua com ações educativas de formação e aperfeiçoamento, voltadas para uma formação plural, transversal e democrática, na linha da orientação do Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Trindade. Atualmente, a Universidade Corporativa do Tribunal baiano tem como Diretor-Geral o Desembargador Nilson Castelo Branco, como Vice-Diretor o Desembargador José Aras Neto e como Coordenadora-Geral a Juíza Rita Ramos.

Saiba mais: 

UNICORP CRIA LABORATÓRIO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DESEMBARGADOR ELADIO LECEY