Não podemos mais ignorar a imensa complexidade do mundo em que vivemos e, reconhecemos
no conhecimento o único elemento capaz de reduzir os altos níveis de incerteza e de
ansiedade existentes na sociedade atual. A proliferação das tecnologias digitais, a velocidade
em que as mudanças ocorrem, as novas facetas do mundo do trabalho e as inúmeras profissões
emergentes nos colocam em uma posição de questionarmos, o tempo todo, o que o futuro nos
reserva. Neste sentido, acreditamos que a retenção e a adequada gestão do conhecimento é que
irão gerar diferenciais competitivos para as instituições que passarão a ter mais oportunidades
de inovar constantemente. Organizações públicas também se beneficiam de estratégias de gestão
do conhecimento, pois lidam com a prestação de serviços e o fornecimento de informações
e, para isso, precisam compartilhar e fazer uso efetivo e eficiente de todo o conhecimento disponível.
Gerenciar o conhecimento corporativo é uma das partes mais importantes da gestão
estratégica organizacional pois garante condições de sobrevivência com qualidade. No entanto
não podemos esquecer que o conhecimento é construído coletivamente pelos colaboradores e
estes precisam desenvolver competências específicas para terem condições de fortalecer o desempenho
institucional e sobreviver neste contexto de profundas transformações.