06 DE JUNHO DE 2024
A palestra “Suplementos, chás e vitaminas: mitos e realidades, proferida pelo professor e hepatologista Raymundo Paraná, abriu na manhã da quarta-feira (5), o Seminário Saúde na Contemporaneidade, promovido pela Unicorp em parcerias com o Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores e a Rede D’Or.
A Mesa de Honra que deu início ao evento foi composta pelo diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior, pelo presidente do comitê, desembargador Mário Albiani Júnior, e pelo diretor de Relações Institucionais da Rede D’Or, Hélio Braga.
Também estiveram presentes as desembargadoras Ivone Bessa e Marielza Franco, o desembargador José Jorge Barreto e o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, juiz Eldsamir Mascarenhas.
“Tivemos aqui informações importantes para a saúde do homem, para a saúde da mulher, e para saúde mental. Uma ótima iniciativa do desembargador Mário Albiani, em promover este evento em parceria com a Rede D’Or”, disse o diretor-geral.
As palestras da manhã, voltadas para a saúde física, trataram sobre os temas “Prevenção do câncer de próstata” e “Reposição hormonal”, apresentados, respectivamente, pelo urologista Samuel Juncal e pelo endocrinologista Osmário Sales. Em seguida, a ginecologista Luciana Chauí e a endocrinologista Reine Fonseca ministram palestras sobre a “Prevenção do câncer de mama e colo de útero” e “Reposição hormonal”.
A tarde foi destinada à saúde mental. A psiquiatra Lorena Azi falou sobre “Pânico e depressão: como suspeitar precocemente”, e o neurologista Daniel Azevedo, sobre “Transtorno de Espectro Autista (TEA): como diagnosticar e tratar”. O seminário foi encerrado com a palestra “Saúde mental e física do idoso: como envelhecer de uma forma saudável”, proferida pela geriatra Christiane Santana.
“É uma semente que se joga em um trabalho voltado à saúde dos magistrados e servidores, dentro de uma política judiciária estruturante. Foi um evento de extrema importância realizado também graças ao apoio da Unicorp”, disse o desembargador Mário Albiani Júnior.
informações sobre saúde física e mental