PALESTRAS E EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA SÃO DESTAQUES NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA REALIZADO PELO TJBA

Home > PALESTRAS E EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA SÃO DESTAQUES NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA REALIZADO PELO TJBA Voltar

PALESTRAS E EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA SÃO DESTAQUES NAS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA REALIZADO PELO TJBA

 PUBLICADO EM: 04/07/2023 ÀS 19:17

 ATUALIZADO EM: 05/07/2023 ÀS 10:15


Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza a semana do Bicentenário da Independência. A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (03), com a palestra do Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Goés, e uma aula Magna do Historiador, Professor e Artista Plástico, Rafael Dantas. 

A iniciativa conta também com uma exposição iconográfica para ilustrar os principais momentos das batalhas e experiências vivenciadas no período. O Presidente Comissão Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda, abriu o evento ressaltando a qualidade dos convidados. ‘’Eu estou diante de dois titãs palestrantes, o erudito, Professor e Doutor Joaci Góes e o brilhante Professor Rafael Dantas’’, declarou o Magistrado. 

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi representado pelo Desembargador Lidivaldo Reache Raimundo Brito, Presidente da Comissão Permanente de Igualdade e Combate à Discriminação, que destacou o papel de três desembargadores que participaram ativamente das lutas pela Independência do Brasil na Bahia. O Magistrado falou também sobre o trabalho da Comissão de Memória. ‘’A Comissão de Memória, tão bem presidida pelo Desembargador Cássio Miranda, tem ao longo deste ano oferecido ao público grandes debates e palestras, e publicou também artigos que todos poderão ter acesso através do site do Tribunal’’, ressaltou o Desembargador. 

O Palestrante Joaci Goés elogiou e destacou a diversidade do auditório, onde estavam presentes estagiários, servidores, juízes, desembargadores e o público em geral. Ele discorreu sobre os diversos aspectos da história da independência, a consolidação das celebrações do 2 de julho este ano e a importância histórica do Tribunal.  

O Professor e Historiador Rafael Dantas apresentou diversas imagens históricas, documentos oficiais, plantas e mapas topográficos. Sua palestra retratou aspectos históricos da Baía de Todos os Santos, e aimportância dos seus portos e capitanias. Falou também sobre as principais revoltas e acontecimentos do sertão e recôncavo da Bahia. 

A exposição ‘’Bicentenário da Independência da Bahia: Iconografia e História’’ segue até o 07 de julho, e pode ser visita no átrio do prédio sede do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

As ações desta semana dão continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia, promovidas pela Comissão Permanente de Memória com apoio da Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp). No dia 12 de maio, aconteceu o Seminário “Personalidades da Independência: os protagonistas da liberdade”, no auditório do edifício-sede do Judiciário baiano, com oito palestras temáticas voltadas para a independência da Bahia. As palestras do evento podem ser revistas na íntegra no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.      

Compuseram a Mesa de Honra o Desembargador Lidivaldo Reache Raimundo Brito, Presidente da Comissão Permanente de Igualdade e Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos, representando o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; Desembargador Cássio José Barbosa Miranda, Presidente da Comissão Permanente de Gestão de Memória; Desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior, Diretor-Geral da Unicorp; Procuradora de Justiça, Sheila Maria Coutinho, representando a Procuradora-Geral da Justiça, Norma Cavalcante; o Comandante da 6ª Região Militar do Exército General Marcelo Arantes Guedon; o Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior, Antônio Marun Agle Filho, representando a Corregedoria das Comarcas do Interior; Juiz João Paulo Guimarães Neto, representando a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab).   

Descrição da Imagem: Desembargador Cássio Miranda e Desembargador Lidivaldo Reache na mesa de honra  [fim da descrição]. 

#pracegover #paratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens
Imagens

Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria
Imagem Galeria

Fonte: Ascom