PALESTRA E EXPOSIÇÃO MARCAM O EVENTO “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA”, DE 03 A 07 DE JULHO

Home > PALESTRA E EXPOSIÇÃO MARCAM O EVENTO “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA”, DE 03 A 07 DE JULHO Voltar

PALESTRA E EXPOSIÇÃO MARCAM O EVENTO “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA: ICONOGRAFIA E HISTÓRIA”, DE 03 A 07 DE JULHO

 PUBLICADO EM: 26/06/2023 ÀS 09:30

 ATUALIZADO EM: 22/06/2023 ÀS 16:38

“Bicentenário da Independência da Bahia: Iconografia e História” é o tema da exposição iconográfica que a Comissão Permanente de Memória e a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp – TJBA) promovem de 03 a 07 de julho. A ação faz parte das comemorações promovidas pelo Tribunal baiano ao Bicentenário da Independência da Bahia, celebrado em 02 de julho de 2023.    

A programação da segunda-feira (03/07) inclui uma Aula Magna do Historiador, Professor e Artista Plástico, Rafael Dantas. A Mesa de Abertura do evento será composta pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; pelo Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior; e pelo Presidente Comissão Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda. O evento também conta com a participação da 1ª Vice-Presidente, Gardênia Pereira Duarte.   

Na ocasião, a palestra inaugural será ministrada pelo Advogado e Ex-Deputado Federal Constituinte, Joaci Goés, com o tema “Apresentação das celebrações da Independência e Centenário do Hino ao Senhor do Bonfim”.    

Estão convidados a participar do evento magistrados e servidores do Poder Judiciário, bem como integrantes da sociedade civil. A exposição iconográfica, que ocorre no átrio do edifício-sede do Tribunal baiano, é aberta ao público de maneira gratuita.  

Currículo dos palestrantes    

Joaci Goés – Diplomado em 1963 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Como jornalista, além de colaborar na imprensa baiana, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do jornal Tribuna da Bahia e coproprietário da Rádio e TV Aratu. Como político, foi eleito deputado federal constituinte (1987-1989). No exercício do seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do partido e membro de várias comissões e subcomissões. Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios.     

Rafael Dantas – Historiador, professor formado pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX. Também é consultor de assuntos históricos e culturais, artista plástico, e colunista em diversas revistas baianas sobre patrimônio, história e turismo. Além de ministrar diversas palestras sobre cultura material e história, já coordenou programas na área de cultura, educação e patrimônio em instituições e no governo. 

Descrição da imagem: ilustrativa, em tons neutros, com imagens de personalidades da Independência e o tema da exposição e Aula Magna [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem

Fonte: Ascom

  • Calendário

    February 2024
    SMTWTFS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
      
    < Jan Mar >
  • Tags