PUBLICADO EM: 09/12/2022 ÀS 10:00
ATUALIZADO EM: 08/12/2022 ÀS 17:11
O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, recebeu, na última quinta-feira (01/12), a visita ilustre da professora titular de Direito Penal e Criminologia da Universidade de Sevilha, uma das maiores instituições públicas de ensino superior da Espanha, Doutora Teresa Aguado Correa, ao lado da Procuradora-Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE/BA), Dra. Renata Fabiana Santos Silva, e do Diretor-Geral da Universidade Corporativa, Desembargador Mário Albiani Júnior, que viabilizou o encontro.
Esse é o resultado do convênio que foi assinado entre o Poder Judiciário do Estado da Bahia, a Universidade Corporativa do TJBA e a Procuradoria-Geral do Estado, com o intuito de promover ações educativas de formação e aperfeiçoamento, voltadas aos Agentes do Poder Judiciário.
O acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica com a PGE promove parcerias de cunho científico e acadêmico entre as instituições. O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, tem incentivado essa conjugação de esforços para a promoção de estudos e a difusão de conhecimentos, com o objetivo de ampliar ainda mais a formação científica, jurídica, cultural e humanística dos magistrados e dos servidores do Tribunal e demais instituições jurídicas.
Esse apoio permanente à troca de conhecimentos e às práticas que possam contribuir para o aprimoramento das instituições, assim como a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional e o aperfeiçoamento da formação profissional, visa atender a toda a sociedade.
A Procuradora-Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da PGE/BA, Dra. Renata Fabiana Santos Silva, trouxe a renomada professora do continente europeu para estreitar os laços e compartilhar temas jurídicos de amplitude e prática judiciária. Durante o encontro, foram tratados temas relativos ao intercâmbio e às definições para um congresso que possa aprofundar ainda mais os debates entre os dois países.
O Presidente Nilson Soares Castelo Branco apresentou o Juiz Ícaro Almeida, Assessor Especial da Presidência; o servidor Marcus Vinícius Fernandes, Secretário-Geral da Universidade Corporativa; e a servidora Luciana Monteiro, que fez doutorado na Universidade Pablo de Olavide de Sevilha e relembrou de momentos marcantes no país europeu. O Presidente, ainda, tratou do início do biênio acadêmico da UNICORP, da necessidade de construir uma instituição forte e da busca por uma justiça multiportas. Além disso, apresentou dados empíricos do primeiro Censo da Justiça baiana que – segundo a Professora Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Tereza Aina Sadek – é o mais completo do qual ela tem conhecimento, dentro da esfera jurídica nacional.
Ao final do encontro, o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Alves Júnior, fez questão de levar os convidados a uma visita completa às instalações da Universidade Corporativa, com salas amplas, laboratório de informática, biblioteca, administração, estúdio de gravação de vídeoaulas e um painel alusivo às principais personalidades baianas.
Fonte: Ascom