NOVEMBRO NEGRO: PJBA PROMOVE I SEMINÁRIO ESPERANÇA GARCIA NO DIA 21/1

Home > NOVEMBRO NEGRO: PJBA PROMOVE I SEMINÁRIO ESPERANÇA GARCIA NO DIA 21/1 Voltar

NOVEMBRO NEGRO: PJBA PROMOVE I SEMINÁRIO ESPERANÇA GARCIA NO DIA 21/1

 PUBLICADO EM: 18/11/2022 ÀS 17:55

 ATUALIZADO EM: 18/11/2022 ÀS 18:31

Como parte da celebração do Novembro Negro, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA), realiza o I Seminário Esperança Garcia, na próxima segunda-feira (21), das 8h às 12h, no auditório Desembargadora Olny Silva, localizado no prédio principal do Tribunal baiano. 

O objetivo da iniciativa é discutir a “Avaliação dos 10 anos da Políticas de Cotas Raciais no Brasil e seus impactos na sociedade e no Poder Judiciário, com atividades que contribuem para o fortalecimento multicultural da memória do povo negro na sua trajetória no Brasil numa perspectiva decolonial de novos saberes. 

As inscrições do evento são de responsabilidade da Universidade Corporativa do PJBA (Unicorp), e será disponibilizada uma certificação de 5h pela participação 

Inscrição – Magistrados e servidores clicando aqui 

Inscrição – Público externo clicando aqui 

As palestras serão ministradas pela ex-ministra Matilde Ribeiro, Doutora Honoris Causa da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), e por Lívia Santana Vaz, Promotora de Justiça da Bahia e idealizadora do selo Juristas Negras. 

Conforme o Instituto responsável pelo seminário, Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada, reconhecida como a primeira advogada piauiense, em 2017 pela OAB/PI. Em 1770, ela escreveu uma petição ao governador da Capitania em que denunciava as situações de violências pelas quais seus filhos e suas companheiras passavam e pedia providências. Mais informações 

Durante o mês de novembro serão realizados, ainda, os cursos “Heróis da Resistência” e  “Heteroidentificação”. O primeiro, acontece entre os dias 22 e 25/11 e tem como professor Sérgio Graças, pós-graduado em história da cultura afro-brasileira e indígena. A segunda capacitação será promovida no dia 22, no período matutino.  

Já no dia 29/11, das 9h às 11h, acontece uma contação de histórias, com tema na literatura afrocentrada, na praça de serviços do edifício-sede do Tribunal.  

Confira mais detalhes sobre os eventos no Tribunal 

Os eventos alusivos ao Novembro Negro no PJBA são organizados pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) com o apoio da Universidade Coorporativa (Unicorp), da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis), do Serviço Social da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) e da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes). 

Descrição da imagem: ilustrativa, com informações do evento [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem 

Fonte: Ascom