NJR2G PROMOVE CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES NÃO-CONFLITIVOS NA COMARCA DE ILHÉUS

Home > NJR2G PROMOVE CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES NÃO-CONFLITIVOS NA COMARCA DE ILHÉUS Voltar

NJR2G PROMOVE CURSO SOBRE PROCESSOS CIRCULARES NÃO-CONFLITIVOS NA COMARCA DE ILHÉUS

 PUBLICADO EM: 19/01/2023 ÀS 15:05

 ATUALIZADO EM: 19/01/2023 ÀS 15:05

O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G), em parceria com a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA), realiza até sexta-feira (20), um curso de formação inicial de facilitador em processos circulares não-conflitivos, na Comarca de Ilhéus, distante 311 quilômetros da capital baiana. A iniciativa começou na quarta-feira (18).  

As aulas teóricas, conduzidas pela Juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça e pelo Servidor Thomas Herbert Lacerda Santos, têm como público-alvo uma equipe pré-selecionada de servidores e voluntários do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) de Ilhéus, bem como técnicos da rede municipal.  

O curso ocorre no Salão do Fórum da Comarca, em modalidade presencial, no turno da manhã e da tarde, respectivamente, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. 

Após a etapa teórica, os cursistas passarão por um estágio, no qual devem realizar, no mínimo, dez Círculos de Construção de Paz não-conflitivos, a serem conduzidos em dupla de facilitadores em formação.  

Ao final do curso, o participante será capaz de realizar a prática restaurativa de Círculo de Construção de Paz e demais processos circulares em situações não-conflitivas, tanto nos casos judicializados encaminhados pelo magistrado, como em situações fora da esfera formal de controle. 

A Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios, métodos e técnicas de resolução pacífica e estruturada de conflitos, que aposta na conscientização das pessoas que compõem um processo judicial.  

Atualmente, está à frente do NJR2G a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus. A Servidora Miriam Santana atua como Coordenadora. 

O Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp, juntamente com o Desembargador José Aras, que é Vice-Diretor, com o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, Coordenador-Geral, e com o Servidor Marcus Vinícius Fernandes, Secretário-Geral. 

Descrição da imagem: Juíza Sandra Magali e Servidor Thomas Herbert ministrando aula do curso de formação de facilitadores [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Imagens
Imagens
Imagens

Fonte: Ascom