Missão e Valores

Home > Missão e Valores Voltar

Valores e Missões

Missão

Assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, necessários à qualificação dos magistrados e servidores, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resultem no pleno acesso à justiça aos cidadãos.

Visão

A UNICORP TJBA é referência em educação corporativa no Poder Judiciário Nacional, sendo um diferencial na qualidade da prestação jurisdicional.

Valores

Os valores da UNICORP alinham-se aos princípios da Justiça Estadual Baiana, descritos no seu Planejamento Estratégico, os quais, no âmbito das ações de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, são inseridos como temas transversais, possibilitando a apreensão destes.

Premissas Básicas

As ações de educação corporativa conduzidas pela UNICORP, têm como principal premissa – “Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser” que norteia as demais premissas citadas a seguir:

A educação não se restringe às atividades desenvolvidas em sala de aula ou a leitura de livros;

A aprendizagem é um processo permanente, tendo o cotidiano como principal fonte;

As instituições públicas devem atender às necessidades e expectativas dos cidadãos e prestar serviços de qualidade;

A construção permanente de uma relação com a sociedade favorece a prática da cidadania;

A valorização e o reconhecimento do magistrado e do servidor, pela instituição, como ator principal, potencializa o alcance dos seus objetivos estratégicos;

O sentimento de pertencimento e de posse dos magistrados e servidores para com a instituição lhes confere o sentido de partícipes efetivos e, portanto responsáveis pelo seu destino.

Diretrizes Metodológicas

A competência profissional está sendo aqui compreendida como uma questão de aprendizado formal e de experiência, não devendo se restringir ao simples domínio de tarefas e operações. Envolve conhecimentos, habilidades sociais e intelectuais, atitudes e comportamentos requisitados em determinadas áreas de trabalhos.

Dessa forma, a disposição para aprender deve ser permanentemente construída, aprimorada e renovada e ser tratada como um fluxo e não um estoque, pois a importância e transitoriedade do conhecimento e a velocidade das inovações, impõem uma constante abertura para a aprendizagem. Portanto, as ações de educação corporativa promovidas pela UNICORP, devem privilegiar conceitos, metodologias e estratégias que favoreçam a institucionalização de uma cultura organizacional que valoriza:

Atitudes de liderança pautadas na ética, e propulsoras da criatividade, da construção coletiva e do compromisso com resultados;

A capacitação como estratégia de valorização dos magistrados e servidores, bem como instrumento de profissionalização do serviço público;

O pensamento estratégico em qualquer posição e nível hierárquico;

A visão contextualizada e integrada favorecendo o processo de desenvolvimento institucional;

A disseminação e socialização de conhecimentos e experiências gerando aprendizado organizacional;

A aprendizagem como um processo permanente e compartilhado por todos – lideranças e servidores liderados;

Práticas eficazes, sustentadas por conceitos e teorias;

O fortalecimento de redes de parcerias e relacionamentos.

Iniciativas de Avaliação

As iniciativas de avaliação das ações educacionais devem ocorrer nos níveis de: reação, aprendizagem, mudança de comportamento e resultados para a organização, em conformidade a literatura nacional e internacional.