Magistrados reuniram-se para o encerramento do curso “Direito Economia – Tópicos Especiais”, com aula sobre o tema “O Papel do Crédito no Desenvolvimento Econômico e Social do País”. A capacitação, promovida pela Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi realizada na sexta-feira (12), na sede da Unicorp.
O curso esteve sob responsabilidade do Economista Rubens Sardenberg, Diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Assuntos Econômicos, e Economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Inicialmente, as abordagens foram relacionadas à importância, valores, garantias e características da operação de crédito. Além disso, foi abordado o mercado de crédito no Brasil: distribuição, principais operações e aspectos, em termos de quantidade, qualidade de oferta, destinatário, custo e o que deve ser feito para haja redução do crédito nesse mercado.
Na oportunidade, o Economista explicou sobre as ocorrências de litígios, o funcionamento do Judiciário e o ambiente regulatório dos países na área do crédito, além da necessidade de discussão do tema com os magistrados.
A aula foi desempenhada de forma teórica e prática, com dados referentes aos números do mercado de crédito no Brasil. Segundo Rubens Sardenberg, o intuito foi reforçar que o crédito é alavanca importante no crescimento econômico, por disponibilizar recursos para consumo e investimento.
Participante da capacitação, a Juíza da 2ª Vara Cível de Alagoinhas, Carmelita Arruda de Miranda, parabeniza e destaca que o estado da Bahia é privilegiado por ter a Unicorp, que oferece cursos de excelência.
Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Portaria nº 87/2019, a capacitação conta com a coordenação pedagógica da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) e da FGV Direito Rio. O curso visa favorecer a promoção dos magistrados da justiça estadual baiana.
Fonte: Ascom