MAGISTRADOS E SERVIDORES PARTICIPAM DO CURSO “ATUALIZAÇÃO EM PROCESSO ELETRÔNICO”, NA UNICORP

Home > MAGISTRADOS E SERVIDORES PARTICIPAM DO CURSO “ATUALIZAÇÃO EM PROCESSO ELETRÔNICO”, NA UNICORP Voltar

MAGISTRADOS E SERVIDORES PARTICIPAM DO CURSO “ATUALIZAÇÃO EM PROCESSO ELETRÔNICO”, NA UNICORP

O curso “Atualização em Processo Eletrônico”, credenciado na Enfam, por meio da Portaria nº 12/2019, aconteceu na quinta (16) e sexta-feira (17). As aulas foram realizadas na Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), direcionadas aos magistrados e servidores.

A capacitação foi ministrada pelo Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Juiz do Tribunal de Justiça do Pará, Caio Marco Berardo, graduado em Ciências Jurídica, pós-graduado em Direito Público, Professor de Direito Constitucional, e que atua, nas áreas de Gestão Judiciária e Processo Eletrônico.

De acordo com o professor, “o curso não é voltado apenas para o treinamento, pois objetiva a compreensão dos discentes sobre os detalhes e o espírito do processo eletrônico, e a importância do uso da tecnologia dentro do Poder Judiciário”.

Durante o curso foram discutidas noções e inovações do instituto e temas correlatos; enfrentamento de paradigmas relacionados a questão; consonância em relação a eficácia da prestação jurisdicional; transmissão global da ideia em sintonia com a realidade fática, e a necessidade para eficácia do objetivo pretendido. Além disso, segundo o docente, houve debate sobre a justiça em números, a pedido da Coordenadora da Unicorp, Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), que também atua como coordenadora pedagógica do Curso.

Na ocasião, o Juiz Caio Marco fez esclarecimentos relacionados à substituição do processo físico pelo eletrônico. “É indispensável a preparação do ambiente burocrático, o aparato da gestão e comportamento correto dos profissionais”, afirmou.

O Formador ressaltou, também, que o processo eletrônico é importante para a celeridade da prestação jurisdicional, pois o mundo cibernético e globalizado exige rapidez do Poder Judiciário, que funciona devagar devido ao sistema burocrático.

Fonte: Ascom